Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33363
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Poesias, músicas, histórias, desenhos, pinturas, danças e brincadeiras na Educação Infantil: modos de ser e estar no mundo |
Autor(es): | Maria Laura de Abreu Rosa |
primer Tutor: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
primer miembro del tribunal : | Levindo Diniz Carvalho |
Resumen: | O trabalho que você tem em mãos tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de desenho livre, pintura, escuta de músicas e histórias, audição de poesias, invenção de coreografias e danças na EMEI Violeta de Abreu Rosa, numa turma denominada “Arca de Noé”. As crianças de quatro e cinco anos de idade, dessa turma, apresentavam, desde o primeiro dia de aula, certezas “duvidosas” relacionadas a questões de gênero, tais como: a existência de cores, gestos, personagens, indumentárias, brincadeiras e brinquedos distintos para meninos e meninas. A partir da observação e constatação desse modo já perceptivelmente “naturalizado” de pensar de crianças, em tão tenra idade, foi realizada uma intervenção em que a turma teve a oportunidade de interagir com as cores que julgavam ser as cores destinadas aos meninos e às meninas, misturando-as, produzindo outras e com elas pintaram painéis, quadros e pôsteres, brincaram com brinquedos que julgavam destinados a apenas menino ou menina, escutaram histórias que desmistificavam a ideia de que existem comportamentos exclusivos para um ou outro, inventaram a coreografia para a festa junina, dançando com um bambolê, brinquedo que acreditavam ser somente de meninas. Utilizei-me, no campo metodológico, dos pressupostos da pesquisa qualitativa, tais como: estudo de caso, observação participante e diário de bordo, onde registrei os diálogos interativos entre as crianças e seus pares e entre elas e eu e suas ações intencionais ou não. Muitas outras experiências foram vividas e muitas delas ultrapassaram a fronteira do campo das relações de gênero que, inicialmente, suscitou a demanda desse trabalho. O que cada tripulante guardou em si da experiência tem se evidenciado, ainda hoje, no espaço da escola, em novas vivências. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33363 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LAURA LASEB PARA REPOSITÓRIO.pdf | 3.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.