Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33368
Type: Dissertação
Title: O ensino-aprendizagem da multiplicação de números naturais no 5º ano do ensino fundamental
Authors: Lucinéia Barbosa da Silva
First Advisor: samira zaidan
First Referee: Ana Rafaela Correia Ferreira
Second Referee: Keli Cristina Conti
Abstract: Esta dissertação expõe apontamentos acerca das angústias e dificuldades vividas como professora que ensina Matemática. Com base em reflexões e, principalmente, em estudos realizados, apresentamos como questão norteadora da pesquisa: compreender a multiplicação e seus processos. Como objetivo geral: investigar a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da multiplicação com Números Naturais pelos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscamos: identificar estudos sobre a multiplicação de Números Naturais e sobre o ensino de multiplicação de Números Naturais, procurando compreender o próprio conteúdo matemático e explorar possibilidades de ensino; problematizar as estratégias propostas; analisar os procedimentos desenvolvidos pelos estudantes do 5º ano quando resolvem problemas e atividades envolvendo a multiplicação e analisar como as interações podem favorecer o aprendizado. Nossa pesquisa situa-se em uma abordagem qualitativa e, de acordo com Penteado (2010), trata-se de uma pesquisa-ensino, em que a pesquisadora é também a professora das turmas consideradas. Em termos teóricos, abordamos a evolução dos números, bem como as características do conjunto dos Números Naturais; as ideias e características da multiplicação; o aluno como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento e, também, as metodologias que favorecem a prática pedagógica que vise a essa construção. Nossas fontes de dados constituem-se de nove encontros, totalizando 16 horas/aula, com três turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, das quais elegemos uma sala para compor o universo pesquisado. Como registros, temos as atividades realizadas pelos alunos que foram fotografadas, as impressões de uma pesquisadora auxiliar que atuou nos desdobramentos das atividades juntamente com a pesquisadora e, também, as impressões da própria pesquisadora, ambas registradas em diário de campo. Como resultados, apontamos que mesmo com um índice alto de erros, pois os alunos ainda se encontravam em processo de consolidação dos conhecimentos acerca do assunto tratado, o trabalho com as quatro ideias da multiplicação foi um caminho adequado para favorecer a compreensão e o desenvolvimento das habilidades operatórias, com destaque para a interação e o envolvimento dos alunos, que se configuraram em elementos essenciais em um ambiente de aprendizagem colaborativo, confirmando que as relações entre alunos, professor e conhecimento são fundamentais quando se coloca o estudante como sujeito ativo na construção do conhecimento. Apresentamos, como recurso educativo, a sequência didática desenvolvida com os alunos, reformulada e com considerações pertinentes que poderão enriquecer a prática pedagógica de outros docentes.
Abstract: This thesis exposes matters concerning the difficulties faced as a teacher who lectures Mathematics. Based on reflections and primarily on research, we present this work aiming to: comprehend multiplication and its process. The overall goal is to investigate the comprehension of the teaching and learning processes of natural numbers multiplication with students coursing the fifth year of elementary school. Furthermore, we seek to identify studies on natural numbers and natural numbers multiplication, in order to promote understanding of the subject matter itself and the exploration of different teaching possibilities; to problematize the proposed strategies; to analyze the procedures developed by the fifth year elementary school students when participating in and solving problems involving multiplication; and to analyze how interaction can contribute to the learning process. Our research is based on a qualitative approach, and, according to Penteado (2010), can be classified as a teaching-research - the type in which the researcher is also the teacher in the analyzed classes. Concerning the theoretical aspects, we address the evolution of numbers, as well as the characteristics of the Natural Numbers set; the ideas and characteristics of multiplication; the student as an active agent in the construction of knowledge; and also the methodologies that favor the pedagogic practices which allow such construction. Our data consists of nine meetings that totalize sixteen class hours, realized with three groups of students coursing the fifth year of elementary school, from which we picked one to compose our study’s universe. Our registered data is composed of photographed activities performed by the students, the impressions of an auxiliary researcher who acted on the unfolding of those activities along with the researcher, besides the impressions of the researcher herself - all documented on a field journal. Our results point that in spite of the high incidence of mistakes by students, who were still consolidating their knowledge concerning the subject matter - the developed work involving the four ideas of multiplication was adequate in favoring comprehension and the evolution of mathematics operation abilities, especially in regards to the students’ interaction, who played an essential role in setting up a collaborative learning environment, confirming that the relationship between teachers, students and knowledge is fundamental when students are active agents in the construction of knowledge. We present, as educational resource, the didactic sequence developed with the students, reformulated and enriched with relevant considerations that will be able to improve the pedagogic practices of other teachers.
Subject: Educação
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental) - Métodos de ensino
Multiplicação - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Aritmética - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Números naturais - Estudo e ensino (Ensino funamental)
Aprendizagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33368
Issue Date: 19-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.