Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33377
Type: Monografia (especialização)
Title: O sr. Dragão e sua mala mágica: a literatura como acolhimento para a transição da educação infantil para o ensino fundamental
Authors: Luma Schall Drumond
First Advisor: Aliene Araújo Villaça
First Referee: Kelly Cristina Pereira Lopes
Abstract: Esse estudo se propôs a compreender o processo de transição e acolhimento de alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma sala de aula de 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede de Ensino Municipal de Belo Horizonte. Essa transição se apresenta, muitas vezes, como um momento de rupturas e desafios vivenciados pelas crianças nesse contexto. Dessa forma, o foco dessa presente pesquisa foi tratar o acolhimento a esses sujeitos recém-chegados da Educação Infantil. A partir da construção de uma intervenção literária, analisou-se o uso da Literatura como um instrumento de acolhimento às crianças inseridas nessa nova cultura escolar do Ensino Fundamental. Assim, esse Plano de Ação, a partir da criação de uma Mala Mágica e um personagem encantado, o Sr. Dragão, articulou o lúdico, a brincadeira e o encantamento, através da mediação literária, como forma de vivenciar a transição entre os dois segmentos de ensino. A idealização da experiência literária, assim como sua aplicação aconteceram durante o primeiro semestre letivo. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter qualitativa, uma vez que grande parte da análise dependeu da observação e da prática de intervenção em sala de aula. Essas intervenções aconteciam normalmente organizadas em rodas de leitura e subsequentes rodas de conversa, que foram registradas através de gravações de vídeo e áudio, além do registro em notas de campo, visando captar as interações entre as crianças, a Mala Mágica e o Sr. Dragão. A partir da análise de dados, foi possível perceber como a mediação literária proporciona diversas conexões, inclusive a abertura de espaços de diálogo e trocas de experiências entre as crianças, possibilitando articular uma transição saudável da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Abstract: This study aimed to understand the process of transition and reception of students from Early Childhood Education to Elementary School, in a 1st year classroom of the 1st Cycle of Elementary School, in a school of Belo Horizonte’s Municipal Education System. This transition often presents itself as a moment of ruptures and challenges experienced by children in this context. Thus, the focus of this research was to deal with the reception of these Early Childhood Education’s newcomers. Based on the construction of a literary intervention, the use of Literature was analysed as an instrument of reception for children inserted in this new school culture of Primary Education. Therefore, this Action Plan, from the creation of a Magic Bag and an enchanted character, Mr. Dragon, articulated the ludic, a play anf the enchantment, through the literary mediation, as a way to experience the transition between the two segments of education. The idealization of the literary experience, as well as its application, took place during the first semester of the school year. The methodological approach used was of qualitative nature, since much of the analysis depended on observation and the practice of intervention in the classroom. These interventions were usually organized into reading circles and subsequent rounds of conversations, which were recorded through video and audio recordings, in addition to registering notes in the in order to capture the interactions between the children, the Magic Bag and Mr. Dragon. From the data analysis, it was possible to see how literary mediation provides several connections, including opening up spaces for dialogue and exchange of experiences among children, enabling the articulation of a healthy transition from Early Childhood Education to Elementary School.
Subject: Literatura infantojuvenil
Leitura para estudantes
Livros de leitura
Arte de contar histórias
Contos infantis.
Teatro infantojuvenil (Literatura)
Leitura oral
Professores de literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33377
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.