Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Aliene Araújo Villaçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009941617015987pt_BR
dc.contributor.referee1Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossipt_BR
dc.creatorKlaiza Laura Cunhapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507533660565329pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T12:17:02Z-
dc.date.available2020-05-08T12:17:02Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33378-
dc.description.abstractThe objective of this Job is to present the development of a pedagogical proposal developed with students of the 2nd year of elementary school with the purpose of favoring social and emotional relations, cooperate for the valorization and self-esteem of students, and promote the development of reading and writing. This was necessary because after some pedagogical interventions it was possible to identify that they were students with varied demands and that to overcome the difficulties, it was necessary to treat them considering the specificities existing in the class. With this in mind, an action plan was developed that aimed to restore students' self-esteem, respect between them and those who were different, thus promoting actions that were significant to them in order to promote changes. For this practice, some theorists were elected as: Leal, (2008); Rocha, (2008); Oliveira (1991); Campos (2012); Almeida (2012). This plan has a qualitative nature (BODGAN & BILKEN, 1994), as it sought to develop a practice that looked at the subject. The project has objective the pedagogical practices, which culminated in the elaboration of portfolios, with the theme: “I, with me”, “I with the different”, “I with everyone”, promoting self-knowledge, developing awareness and respect for those who They are different and fundamental values for a life in society, in order to consider the importance of the other in the construction of our own history. At the end of the work it was possible to contribute for the majority of students to recognize themselves as people, irreplaceable in themselves, unique in their differences, privileged in terms of access to education, being supported in their needs regarding the obligations of the school, responsible for their choices in and out of the classroom, aware of their obligations, and knowledgeable of their rights and duties. Aware of who they are, who their neighbor is and the importance of personal relationships in promoting a harmonious and peaceful life. In addition, it was possible to effectively acquire the skills required of students of the second year of elementary school, achieving literacy and literacy as the development of textual production and reading appreciation.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é apresentar o desenvolvimento de uma proposta pedagógica desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com o propósito de favorecer as relações socioemocionais, cooperar para a valorização e a autoestima dos alunos, além de promover o desenvolvimento da leitura e da escrita. Isso se fez necessário pois, após algumas intervenções pedagógicas foi possível identificar que se tratavam de alunos, com demandas variadas e para superar as dificuldades, era preciso tratá-las considerando as especificidades existentes na turma. Pensando nisso, foi realizado um plano de ação que teve como propósito, resgatar a autoestima dos alunos, o respeito entre eles e os que lhe fossem diferentes, promovendo assim ações que lhes fossem significativas de maneira a promover transformações. Elegeu-se para essa prática alguns teóricos como: Leal, (2008); Rocha, (2008); Oliveira (1991); Campos (2012); Almeida (2012). Esse plano tem cunho qualitativo (BODGAN & BILKEN, 1994), pois buscou por desenvolver uma prática que olhasse para o sujeito. O projeto visou realizar práticas pedagógicas, que culminaram na elaboração de portifólios, tendo como temática: “Eu, comigo”, “Eu com o diferente”, “Eu com todos”, promovendo o autoconhecimento, desenvolvendo a consciência e o respeito por aqueles que são diferentes, além de valores fundamentais para uma vida em sociedade, em vista a considerar a importância do outro na construção de nossa própria história. Ao final do trabalho foi possível perceber que o projeto contribui, para que os alunos, em sua maioria se reconhecessem como pessoas, insubstituíveis em si mesmo, únicos em suas diferenças, privilegiados quanto ao acesso à educação, sendo amparados em suas necessidades no que tange as obrigações da escola, responsáveis por suas escolhas em sala de aula e fora dela, cientes de suas obrigações, e conhecedores de seus direitos e deveres. Conscientes de quem são, quem é o seu próximo e a importância das relações pessoais na promoção de uma vida harmoniosa e pacífica. Além disso foi possível de maneira efetiva adquirirem as habilidades exigidas aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, alcançando a alfabetização e o letramento quanto ao desenvolvimento da produção textual e do apreço a leitura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAções significativaspt_BR
dc.subject.otherAfetividadept_BR
dc.subject.otherPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherAções significativaspt_BR
dc.subject.otherProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleQue seja significativo, para que transforme: da apreciação da leitura a produção textual - uma proposta aos alunos do 2º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.