Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33379
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Plunct, plact, zum! passaporte para conversas com professoras da educação infantil sobre os modos de ser menina e menino na primeira infância
Autor(es): Valquiria Nonata Silva
primer Tutor: Paulo Henrique Queiroz Nogueira
primer miembro del tribunal : Márcia Dárquia Nogueira da Silva
Resumen: Atualmente falar sobre os modos de ser menina ou menino nas escolas de Educação Infantil tem sido um grande desafio. Não só porque encontramos divergências de opiniões entre o corpo docente. Divergências, opiniões e práticas que precisam ser ouvidas, refletidas e discutidas em conjunto. O maior entrave tem sido quando o poder público, por meio de Lei, censura as escolas, impedindo-as de promoverem práticas educativas condizentes com as manifestações e desenvolvimento da sexualidade nessa fase. Promover momentos de escuta no ambiente escolar com as docentes, foi a motivação para este trabalho, onde as rodas de conversas, deram o tom na promoção de informações e debates necessários para se pensar na importância da formação continuada de professores e professoras dentro das escolas, sobretudo, quando se tem vigilância sobre os corpos e monitoramento constante sobre as crianças. As inquietações são muitas, mas ainda assim é preciso acreditar e potencializar os espaços educativos com a escuta permanente e a promoção de debates no intuito de ressignificar os saberes tão necessários para a prática docente. Palavras-chave: Educação Infantil, jeitos de ser menina e menino, formação Docente.
Asunto: Educação
Educação de crianças
Professores - formação
Identidade sexual
Prática de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33379
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Valquiria Nonata.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.