Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33381
Type: Monografia (especialização)
Title: Kizomba: desconstruindo estereótipos e combatendo o racismo
Authors: Sonia dos Santos França
First Advisor: Shirley Aparecida de Miranda
First Referee: Carmen Regina Teixeira Gonçalves
Abstract: Este trabalho discorre sobre a atuação do Programa Escola Integrada (PEI) na Escola Municipal Secretário Humberto Almeida, para a implantação do projeto institucional Kizomba e a relação de parceria com o Quilombo Mangueiras. Considerando a discussão das relações étnico-raciais, da diversidade cultural e dos princípios da Educação Integral, este projeto de ação pedagógica focaliza uma prática que discute as tensões no ambiente escolar entre os (as) estudantes de sexto ano, que geram brincadeiras ofensivas e hostilidades raciais, dificultando as relações interpessoais. A metodologia utilizou o questionário socioeconômico-cultural semiestruturado aplicado aos (às) estudantes do sexto ano, participantes do PEI, e o fazer pedagógico, enfatizando estratégias junto aos educadores da equipe do programa. Essas atividades, articuladas entre a teoria e a prática, tiveram como objetivo a desconstrução de estereótipos e o combate ao racismo. Os teóricos Almeida (2018), Arroyo (2015), Canário (2005), Fanon (2008), Gomes (2005), Miranda (2005), Moura (1993), entre outros, fundamentam e qualificam o estudo. Desse modo, o estudo atua para que a inferência sobre os (as) estudantes ressignifique conhecimentos e valorize os sujeitos em sua diversidade racial. Palavras-chave: Kizomba, Quilombo Mangueiras, estereótipos, racismo.
Subject: Racismo
Quilombos
Escolas públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33381
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho Final LASEB REVISADO final 20-12-19.pdf5.93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons