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http://hdl.handle.net/1843/33397
Type: | Tese |
Title: | Análise estilística do programa de televisão Contravía TV sobre a visibilidade das vítimas do conflito armado colombiano |
Authors: | Gober Mauricio Gomez Llanos |
First Advisor: | Simone Maria Rocha |
First Referee: | Fábio López de la Roche |
Second Referee: | Iluska Maria da Silva Coutinho |
Third Referee: | Reinaldo Maximiano Pereira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Regiane Lucas de Oliveira Garcês |
Abstract: | Este trabalho realiza uma análise estilística sobre a visibilidade das vítimas do conflitoarmado colombiano no programa de televisão Contravíatv e pergunta se as estratégias de comunicabilidade adotadas por este programa condizem com um jornalismo independente em relação ao telejornalismo hegemônico. Para tal propósito, assumimos uma perspectiva da televisão como meio complexo, a partir do qual é possível compreender sua função como mediação da cultura política colombiana, caracterizada por um consenso de elites e no processo ambivalente de democratização do país, enquanto intensificava-se a guerra. Desse modo, a televisão, como mediação comunicativa, constitui esse lugar no qual adquirem forma e materialidade os modos conflituosos e contraditórios do país tanto ao formatar-se como nação quanto para entrar na modernidade. Pressupomos a compreensão da tecnologia televisiva dentro de formações sociais concretas articulada a processos históricos específicos assumindo, para tanto, a perspectiva defendida por Raymond Williams em Televisão – tecnologia eforma cultural (2016) e questionamos algumas abordagens essencialistas sobre a mídia alternativa. Esse percurso mostra-se relevante pois auxilia na compreensão dos arranjos da hegemonia política na primeira década do século XXI, período ao qual se dedica nossa análise. Estamos nos referindo ao regime de Seguridad democrática instaurado por Álvaro Uribe Vélez e o papel da mídia na legitimidade desse governo. É de suma importância entender tal contexto já que, desse modo, conseguimos caracterizar a cultura política hegemônica e as representações que este ofereceu sobre as vítimas. Por outro lado, nesta conjuntura, se insere diretamente nosso objeto empírico de estudo Contravíatv, cuja proposta argumenta a favor de um jornalismo independente, comprometido com a defesa dos direitos humanos e com a construção de uma memória, como mediações fundamentais na sua constituição.Considerando a televisão como meio complexo, nossa abordagem metodológica se debruça numa das dimensões mais negligenciadas nos estudos sobre a televisão, referida à formal-textual. Assim, investigamos nosso objeto de pesquisa, realizando uma análise audiovisual a partir da concepção do estilo televisivo proposto por Jeremy Butler. Suas contribuições metodológicas têm resultado fundamentais para reconhecer a especificidade do meio televisivo em termos estilísticos e considerá-lo lugar de análise para auscultar e problematizar os contextos históricos, sociais e culturais no qual o meio está inserido.Finalmente, nossa análise nos permite concluir como Contravíatv, apesar das críticas que possam ser endereçadas a sua concepção jornalística, contribui para narrar a guerra numa perspectiva independente, assim como promover representações alternativas das vítimas da guerra, trabalho possível pelas estratégias de comunicabilidade adotadas na sua produção e proposta narrativa. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33397 |
Issue Date: | 2-May-2019 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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