Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33401
Type: Monografia (especialização)
Title: A coordenação pedagógica no processo de inclusão de uma criança com deficiência
Authors: Janaina André de Souza Nogueira
First Advisor: Sandro Vinicius Sales dos Santos
First Referee: Lisa Mineli Feital
Abstract: O presente trabalho buscou compreender como a coordenação pedagógica pode contribuir para a inclusão de uma criança com deficiência, em uma escola de educação infantil da regional Venda Nova, município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Atuando na função de coordenadora geral, a autora fazia os seguintes questionamentos: como organizar processos de formação das professoras, como organizar o trabalho docente articulado juntamente com a direção, vice direção e coordenadoras de turno? Como auxiliar as professoras cujas turmas havia crianças com deficiência? Na tentativa de elucidar esses e outros questionamentos, conceitos como educação infantil, coordenação pedagógica e inclusão foram estudados e discutidos com as professoras. Estudamos ainda sobre autismo que é a deficiência presente na criança que é foco desta pesquisa. O plano de ação foi desenvolvido do seguinte modo: foram disponibilizados textos na sala das professoras para estudos nos horários de projeto. Realizamos discussões a luz destes textos e confeccionamos um Plano de Desenvolvimento Individual para desenvolver nas turmas de crianças com deficiência. Em parceria com a professora do Atendimento Educacional Especializado, realizamos uma oficina para confecção de materiais e, por fim, convidamos pais, professores e outros palestrantes para retomarmos a Escola de Pais e juntamente com toda a comunidade escolar, discutir temas relacionados a inclusão. Após essas intervenções percebemos uma mudança na linguagem e postura das professoras quanto a presença de uma criança com deficiência em sua turma. Notamos também que o PDI é um instrumento facilitador de inclusão das crianças com deficiências pois reúne em um só documento informações, avaliações e o desenvolvimento do aluno. Registra também as atividades promovidas para auxiliar as crianças na aquisição de habilidades. Os materiais confeccionados na oficina se transformaram em suporte para as crianças com deficiência e na Escola de Pais, tivemos uma participação significativa e consequentemente uma reflexão profunda e abrangente quanto ao tema do projeto institucional deste ano na EMEI Itamarati que foi inclusão. Quanto a Beatriz, foco deste trabalho, sua família retomou a busca por atendimento especializado e até a finalização da intervenção estavam em vias de consecução do passe livre e da Bolsa de Prestação Continuada tendo em vista seu diagnóstico de autismo.
Abstract: This work tried to understand how the pedagogical coordination can contribute to the inclusion of a child with disabilities in a kindergarten in the region of Venda Nova, city of Belo Horizonte, Minas Gerais. Acting in the function of general coordinator, the author asked the following questions: how to organize processes of teacher formation, how to organize the teacher's work articulating together with director, vice-director and shift coordinators? How to help teachers with disabled kids in their classroom? In the attempt to elucidate this and other questions, concepts like early childhood education, pedagogical coordination and inclusion were studied and debated with teachers. We studied about autism too, which is the disability present in the child that was focus of this research. The action plan was developed as it follows: texts were made available in the teacher's room for studies in their project time. We debated the content of the texts and created an Individual Development Plan (IDP), to be applied in the classes with disabled kids. Together with the teacher from Specialized Educational Support, we developed a workshop to manufacture materials. Finally, we invited parents, teachers and speakers to resume the Parent's School event and together with the community, debate topics related to inclusion. After the interventions, we noticed a change in the language and behaviour of teachers in the presence of a disabled kid. We also noticed that the IDP facilitates the inclusion of disabled kids because it is a document that puts together informations, evaluations and the development of the student. The document also registers the activities promoted to help the children in the acquisition of skills. The materials made at the workshop became support for the children with disabilities. In the Parent's School, there was a significant participation and a deep and broad reflexion on this year's topic of institutional project in EMEI Itamarati: inclusion. Regarding Beatriz, the main subject of this work, her family resumed the search for specialized support. Up to the end of the intervention, her family was almost getting a free pass and a Benefit of Continuous Provision, given her autism diagnosis.
Subject: Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Educação de crianças
Autismo
Coordenação pedagógica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33401
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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