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Type: Dissertação
Title: Interagindo com personagens de "O show da Luna": a construção de relações com ciência por crianças de 8-9 anos de idade
Authors: Deborah Cotta Oliveira
First Advisor: Danusa Munford
metadata.dc.contributor.advisor2: Elaine Soares França
First Referee: Nilmara Braga Mozzer
Second Referee: Luiz Gustavo Franco Silveira
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como crianças de 8-9 anos de idade constroem relações discursivas com ciência a partir de interações entre si e que envolvem personagens e narrativas do desenho animado “O Show da Luna”. Para a construção e análise dos dados, utilizamos contribuições teórico-metodológicas da Etnografia em Educação, Etnografia Interacional, Microetnografia e Análise do Discurso. O estudo não é uma pesquisa etnográfica, porém, tais contribuições foram fundamentais para compreender as relações construídas entre desenho animado e ciência. Para conhecer quem eram nossos sujeitos de pesquisa, as relações estabelecidas entre ciência e o objeto da mídia, trouxemos discussões da Sociologia da Infância, Educação em Ciências e da Mídia e Educação. Apresentamos tendências de pesquisas que envolvem desenhos animados, infância e ciência no campo nacional e, de modo breve, em produções internacionais. No trabalho de campo, realizamos observação participante, registro em vídeo e em caderno de campo e análise de artefatos produzidos pelas crianças. Propusemos atividades de produção de texto, atividades em casa com bonecos dos personagens e análise do roteiro de um episódio. Para a construção dos resultados, realizamos análises macroscópica e microscópica. No nível macroscópico, construímos quadros e linhas do tempo que nos permitiram caracterizar a história do grupo ao longo da pesquisa. Identificamos eventos e um telling case que deixaram visíveis processos de construção de relações entre o desenho e ciência pelas crianças. No nível microscópico, realizamos transcrições das interações em unidades de mensagem. Assim buscamos i) descrever como foram se construindo relações entre as crianças e os personagens, ii) identificar aspectos do desenho que contribuíram para a construção de relações com ciência e iii) compreender como a ação dos participantes se articula na interação em sala de aula para a construção de tais relações. Os resultados evidenciam que as interações entre crianças e bonecos personagens não necessariamente contribuíram para que se estabelecessem relações com a temática científica. Ao contrário, frequentemente as interações envolveram a socialização e o cuidado para com os bonecos. Alguns aspectos do desenho foram fundamentais para a construção de relações com ciência, tais como a compreensão do roteiro dos episódios e a elaboração de perguntas científicas. A ação dos participantes no grupo, por meio das interações, foi essencial para a construção de relações com ciência, uma vez que essas não se dão espontaneamente no contexto do grupo, mas se desenvolvem em um processo não linear, negociado e instável. Assim, destacamos que aquilo que a criança vê na mídia que envolve conteúdos científicos não necessariamente faz com que ela se engaje em práticas científicas. A mediação e a interação com adultos e/ou com seus pares são necessárias para a construção de relações que envolvem ciência. Apontamos a necessidade de novos estudos que investiguem como a criança estabelece relações com ciência a partir de produtos da mídia, dando ênfase aos processos sociais e aos significados construídos pela criança. Indicamos que este trabalho pode contribuir com a formação de professores e com discussões sobre educação para a mídia.
Abstract: This research aims to understand how 8-9 year olds children build discursive relationships with science based on interactions that involve characters and narratives of the animated TV Series “Earth to Luna!”. For our fieldwork we used theoretical methodological contributions from studies of Ethnography in Education, Interactional Ethnography (GREEN et al, 2005; DIXON; GREEN, 2005), Discourse Analysis and Microetnography (BLOOME et al, 2005). Although the study is not an ethnographic research, these contributions were fundamental to understand the relationships children built with science, as they interact with characters of the animated TV Series. To better understand our research participants, the ways they constructed relationships with science, and the media object with which they interacted, we relied on discussions from the areas of Sociology of Childhood, Science Education, and Media and Education. We also present trends in research involving animated TV Series, childhood and science in the national field, and briefly study these themes in Brazil and, to a lesser extent in the international community. We conducted participant observation, recording in video and field notes. We also proposed writing activities, activities at home involving characters dolls, and script analysis for one episode. These activities produced artifacts that were included in our database. To understand the results, we conducted macroscopic and microscopic analysis. At the macroscopic level, we built charts and timelines that allowed us to characterize the group’s history throughout research. We identified events and a telling case that made visible the relationships children built with science through interactions with the animated TV Series’ characters. At the microscopic level, we transcribed interactions in message units. We aim to (i) describe the processes of constructing relationships with science, (ii) identify aspects of the animated TV Series that have contributed to constructing relationships with science, and (iii) understand how participants actions contributed to constructing relationships with science. The results show that the relationships between child and the characters did not included the scientific theme, and interactions involved socialization and affection were more meaningful. Aspects of “Earth to Luna!” were important in the construction of relationships with science, like analyzing the script of the episodes and proposing scientific questions for a new episode. Finally, the participation in the group, through interactions, is essential for producing relationships with Science. We evidenced how these processes are nonlinear and unstable and they do not occur spontaneously in participants’ context(s). Thus, we emphasize that children do not necessarily gain additional resource to learn science and/or to engage in scientific practices just by watching a media production about science. Mediation and interaction with adults and with their peers are necessary for constructing relationships involving science. In this sense, we point out the need for studies that aim to investigate how children establish relationships with scientific media products, emphasizing the social processes and meanings constructed by the child for the media and for the science. The study’s results have potential to contribute to teacher education and media development.
Subject: O show da Luna (Programa de televisão)
Educação
Televisão na educação
Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Meios auxiliares
Desenho animado
Ensino audiovisual
Aprendizagem por atividades
Atividades criativas na sala de aula
Educação de crianças
Professores de ciências - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33415
Issue Date: 18-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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