Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33425
Type: Dissertação
Title: Qualidade de vida, autopercepção de saúde, motivação para aprender e desempenho escolar de adolescentes
Other Titles: Quality of life, self-rated health, motivation to learn and academic performance of adolescents
Authors: Graziela Nunes Alfenas Fernandes
First Advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
First Referee: Vanessa de Oliveira Martins Reis
Second Referee: Mônica Maria de Almeida Vasconcelos
Abstract: Introdução: a qualidade de vida e a motivação para aprender dos adolescentes, contemplados fatores individuais e contextuais, merecem a atenção dos profissionais das áreas da saúde e da educação afim de ampliar a compreensão desta fase de transição. O estímulo ao autocuidado e ao desenvolvimento de habilidades é fundamental para a formação de pessoas capazes de realizar e buscar o conhecimento por toda a vida. Objetivo: verificar a associação entre qualidade de vida, motivação para aprender, perfil sociodemográfico, autopercepção de saúde, recursos do ambiente familiar, desempenho escolar e capacidades e dificuldades de estudantes do ensino fundamental II de uma escola de financiamento privado. Métodos: estudo observacional, analítico e transversal, realizado com 124 adolescentes que responderam aos questionários de Caracterização dos participantes, Pediatric Quality of Life Inventory - PedsQL™ - versão adolescentes, Escala de Motivação para a Aprendizagem – EMAPRE, Autopercepção de saúde, Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ e seus pais ou responsáveis preencheram o Critério de Classificação Econômica Brasil - CCEB, a versão para os pais do PedsQLTM e o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar – RAF. O desempenho escolar foi obtido pela média do resultado nas disciplinas no ano letivo investigado. Para a análise dos dados, foram realizadas análises descritivas das variáveis por meio de distribuição de frequência absoluta e relativa das categóricas e de síntese numérica das contínuas, análises de associação bivariada e multivariada, onde foram utilizados o teste Qui-quadrado de Pearson, o teste Exato de Fisher e o Qui-quadrado de tendência. Os dados foram submetidos também à análise fatorial confirmatória, de consistência interna e análise inferencial para a análise psicométrica do instrumento EMAPRE. Os modelos iniciais e finais na análise de regressão logística múltipla foram ajustados pelo teste Hosmer e Lemeshow. Resultados: a maioria dos participantes é do sexo feminino, pertence à classe econômica A e declarou ter autopercepção de saúde boa ou excelente. A maior parte dos pais e dos adolescentes avaliou positivamente as dimensões física, psicossocial e qualidade de vida geral. A qualidade de vida geral, na perspectiva dos pais, foi associada à autopercepção de saúde e a dimensão psicossocial e a qualidade de vida geral segundo a percepção dos adolescentes foi associada à idade. O desempenho escolar dos estudantes foi, em sua maioria, excelente (12%) ou muito bom (40%). Na análise descritiva da EMAPRE, foi observada maior mediana na distribuição dos escores no domínio Meta Aprender, o que indica melhor qualidade motivacional na maior parcela dos participantes. Na análise fatorial, os três fatores explicaram 40,56% da variância total na análise dos componentes principais e à rotação Varimax. Os domínios Meta Aprender, Meta Performance-aproximação e Performance-evitação apresentaram Alpha de Cronbach α=0,795, α=0,798 e α=0,801, respectivamente na análise da consistência interna, o que evidenciou boa confiabilidade da ferramenta. Os adolescentes que avaliaram sua qualidade de vida como alta tiveram 2,5 vezes mais chance de ter alta motivação para aprender. Os estudantes com maior comportamento pró-social mostraram maior qualidade motivacional e os que avaliaram sua saúde como boa/excelente tiveram 92% menor chance de ter maior evitação da aprendizagem. Conclusão: ficou evidenciado que ter boa autopercepção da saúde aumentou as chances de ter qualidade de vida boa e o aumento de um ano na idade diminuiu a chance de o adolescente ter uma avaliação positiva da qualidade de vida. A análise psicométrica do instrumento EMAPRE evidenciou sua adequação para a população do estudo, o que amplia suas possibilidades de uso para uma população diferente da pesquisada para construção da escala. A motivação para aprender mostrou-se associada às variáveis idade, ano escolar, qualidade de vida, capacidades e autopercepção de saúde dos adolescentes. Os recursos do ambiente familiar, desempenho escolar e dificuldades dos adolescentes também estiveram relacionados à motivação para aprender se considerada a análise bivariada. A variável perfil sociodemográfico não apresentou associação com as demais variáveis pesquisadas na amostra estudada. Conhecer a relação entre aspectos físicos, emocionais e contextuais e sua influência na qualidade de vida e motivação para aprender de adolescentes do ensino fundamental favorece decisões em prol de mais efetivas estratégias para formação integral dos estudantes.
Abstract: Introduction: Adolescents' quality of life and motivation to learn, once individual and contextual factors are considered, deserve attention by health and education professionals in order to expand the comprehension of this transitional phase. Encouraging self-care and skills development is fundamental for fostering the growth of people ready for lifelong self-realization and knowledge-seeking. Objective: To verify the association between quality of life, learning motivation, sociodemographic profile, self-perception of health, family environment resources, school performance and capabilities and shortcomings of elementary school students from a private school. Methods: An observational, analytical and cross-sectional study of 124 adolescents who completed the personal characterization questionnaires, Pediatric Quality of Life Inventory - PedsQL™ - adolescents version, Motivation for Learning Scale - EMAPRE, Health Self-Perception, Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ and their parents or guardians filled the Brazil Economic Classification Criteria - CCEB, the PedsQLTM Parent Version and the Family Environment Resource Inventory - RAF. School performance was obtained by averaging subject grades in the studied school year. For data analysis, the study analyzed descriptively the variables, by means of absolute and relative frequency distribution of categorical and continuous numerical synthesis, bivariate and multivariate association analysis, using Pearson's chi-square test, Fisher's exact and chi-square of the trends. The data were also submitted to confirmatory factor analysis, internal consistency and inferential analysis for the psychometric analysis of the EMAPRE instrument. The initial and final models in the multiple logistic regression analysis were adjusted by the Hosmer and Lemeshow test. Results: Most participants are female, belong to socioeconomic class A and declared to have good or excellent self-perception of health. Most parents and adolescents evaluated positively the physical, psychosocial and general quality of life dimensions. The parents’ perspective showed overall quality of life as associated with self-rated health and psychosocial dimension; while overall quality of life was associated with age, according to adolescents' perception. Most students' academic performance was excellent (12%) or very good (40%). In the descriptive analysis of EMAPRE, there was a higher median distribution of scores in the Goal Learning domain, indicating better motivational quality in most participants. Through factor analysis, the three factors explained 40.56% of the total variance both in the principal component analysis as well as in the Varimax rotation. The internal consistency analysis presented Goal Learn, Goal Performance-Approach, and Performance-Avoidance domains with Cronbach's Alpha α = 0.795, α = 0.798 and α = 0.801, respectively, showing good tool reliability. Teenagers who rated their quality of life as high were 2.5 times more likely to be highly motivated to learn. Students with higher pro-social behavior showed higher motivational quality and students who rated their health as good / excellent had a 92% lower chance of having higher learning avoidance. Conclusion: The evidence shows that having good self-perception of health increased the chances of having a good quality of life and a one-year increase in age decreased the chance of the adolescent having a positive assessment of quality of life. The psychometric analysis of the EMAPRE instrument demonstrated its adequacy for the studied population, expanding the suitability to be applied in a different population than the one surveyed to construct the scale. Motivation to learn was associated with the variables age, school year, quality of life, abilities and self-rated health of adolescents. Family environment resources, school performance and adolescents' difficulties were also related to motivation to learn, when using bivariate analysis. The sociodemographic profile variable was not associated with the other variables considered in the sample under study. Knowing the relationship between physical, emotional and contextual aspects, and their influence on the quality of life and motivation to learn in high school teenagers support decisions in favor of more effective strategies for the comprehensive education of students.
Subject: Adolescente
Fatores Socioeconômicos
Qualidade de Vida
Autoimagem
Motivação
Desempenho Acadêmico
Inquéritos e Questionários
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/33425
Issue Date: 7-Oct-2019
metadata.dc.description.embargo: 7-Oct-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Graziela_FINAL_pós defesa revisado arestrito.pdfAcesso restrito2.37 MBAdobe PDFView/Open
Dissertação Graziela_FINAL_biblioteca aaberto.pdfAcesso aberto684.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.