Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33433
Type: Dissertação
Title: Publicidade e feminismos : tramas da campanha "Reposter, redondo é sair do seu passado" da Skol
Authors: Gracila Ferreira Vilaça
First Advisor: Paulo Bernardo Ferreira Vaz
First Referee: Carlos Magno Camargos Mendonça
Second Referee: Vanessa Costa Trindade
Abstract: Em 2017, a Skol, naquele momento a marca mais valiosa do Brasil, aderiu à tendência do que se entende contemporaneamente por campanhas publicitárias de empoderamento feminino. A marca lançou em sua página do Facebook a empreitada chamada “Reposter, redondo é sair do seu passado” no Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, a empresa cervejeira se associou à semântica dos movimentos feministas no intuito de se afastar de seu passado sexista e racista que volta e meia era resgatado para balizar as suas propostas mais recentes de interações sociais. No momento em que um ator social que historicamente se colocou a favor da sociabilidade dos homens às custas da objetificação das mulheres relaciona publicidade e feminismos visando ressignificar o seu passado, as tensões entre redes textuais tão díspares ficam em destaque. Desse modo, Reposter chama a atenção como um importante expoente desses retesamentos e tendências da atualidade e por esse motivo é investigado com o objetivo de discutir a associação, conformação, informação e atualização dos movimentos feministas e das corporeidades das mulheres. Nesse sentido, as unidades constituidoras da campanha são exploradas como uma fração perceptível de um tecido comunicacional que possibilita a sua existência e significação. Por isso, elas tramam e, de partida, são multimodais no que tange a sua configuração verbo-áudio-visual, fazendo provocações aos sentidos e habilitando leituras contextuais, reflexivas e discursivas. A partir dessas noções, emerge o gesto teórico-metodológico de investigação das redes textuais de publicidade e feminismos de modo que possam ser colocadas em relação, demonstrando que há entre elas uma certa história que relativiza a campanha e que tem no consumo um importante ponto de contato. A noção de trama textual ampara também uma articulação crítica entre as partes mais objetiváveis do corpus – os textos – , que é composto por um vídeo principal estilo making-of, oito vídeos secundários e 16 cartazes. E, buscando sentidos em devir que ultrapassem a intencionalidade de leitura da cerveja para os corpos das mulheres, desenvolve-se um atlas que habilita a visualização da memória social acionada pelas imagens dos cartazes produzidos por oito artistas para a campanha.
Abstract: In 2017, the beer brand Skol – which at that point was the most valuable in Brazil – adhered to what is now understood as female empowerment advertising campaigns. The company launched the endeavour called “Reposter, redondo é sair do seu passado” on its Facebook page on that year’s International Women’s Day. In doing so, Skol associated itself to the semantics of feminist movements in order to move away from the sexist and racist past of the brand – which now and again was revisited to shape Skol’s most recent proposals of social interactions. When such a social actor – that historically favoured men’s sociability at the price of objectifying women – relates advertisement and feminisms in order to give new meanings to its past, tensions between such disparate textual networks are stressed. Reposter is striking as an important exponent of those contemporary tensions and tendencies. For that reason the campaign is investigated with the objective of discussing the association, conformation, information, and actualization of feminists movements and women’s corporeality. In that sense, its constitutive parts are explored as perceivable units of a communicational fabric that enables its existence and signification. Consequently, they weave as well as they are multimodal regarding their verbal-audio-visual configurations; provoking the senses, and enabling contextual, reflexive and discursive readings. From these conceptualizations, the theoretical-methodological gesture emerges aiming to open the textual networks of both advertisement and feminisms in a way that they can be relativized, demonstrating that there is a certain history between them that focus on consumption as an important point of contact. That notion of textual fabrics also supports the critical articulation between more objective parts of the corpus – the texts –, which is composed by a main making-of video, eight secondary videos and 16 posters. And, seeking for meanings that go beyond the beer’s intentionality over the female body, an atlas was developed in order to enable the visualization of the social memory that the images of the posters enable, on different types of media.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33433
Issue Date: 17-Jan-2020
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