Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33436
Type: Monografia (especialização)
Title: Proposta de otimização do atendimento ao discente, especificamente na área administrativa, dentro de uma instituição federal de educação superior
Other Titles: Proposal to optimize student service, specifically in the administrative area, within a federal higher education institution
Authors: Alexandre Pereira da Silva
First Advisor: Wellington Marçal de Carvalho
Abstract: Esta proposta de projeto de intervenção tem por finalidade propor melhorias buscando otimizar o atendimento aos discentes dentro da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – especificamente na secretaria do curso de Gestão de Instituições Federais de Educação Superior – GIFES –. O objetivo deste estudo é verificar, por meio de uma abordagem com análise quantitativa e qualitativa, quais são os problemas mais recorrentes que ocorrem no cotidiano da instituição, no atendimento aos discentes em uma secretaria de curso de pós-graduação, apoiando-se em análise de dados com o auxílio de instrumentos como questionário e entrevistas. A pesquisa, além de apresentar e demonstrar como ocorre o atendimento ao aluno, seus aspectos positivos e negativos, posteriormente irá propor um projeto ação para a implantação de melhorias, levando em consideração os resultados desta pesquisa, relacionados ao tema proposto.
Abstract: This intervention project proposal aims to improve the improvement or attendance to students of the Federal University of Minas Gerais - UFMG - specific in the secretary of the course of Management of Federal Institutions of Higher Education - GIFES. The objective of this study is to verify, through a quantitative and qualitative approach, which are the most recurring problems that occur in the institution's daily life, without attending the students in a postgraduate secretary, relying on data analysis. with the help of instruments such as questionnaire and interviews. The research, besides presenting and demonstrating how the student service occurs, its positive and negative aspects, will be proportional to the action project for the implementation of improvements, taking into account the results of this research, related to the presented theme
Subject: Educação
Universidades e faculdades - Organização e administração
Universidades e faculdades - Serviços ao cliente
Serviço público - Serviço ao cliente
Estudantes universitários
Eficiência (serviço público)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação Superior
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33436
Issue Date: 14-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
015 - TCC Final - VERSÃO FINAL - 03.03.2020.pdf831.31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons