Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33438
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Acolhimento na Escola Municipal Moysés Kalil: cuidados, encantamentos e tensões na relação família e escola |
Autor(es): | Delza dos Santos Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
Primeiro membro da banca : | Maria Elisa Grossi |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre as formas de acolhimento e participação das famílias na Escola Municipal Moysés Kalil, situada no município de Belo Horizonte, no bairro Mantiqueira. A escola pertence à Rede Municipal de Educação e a partir de 2019 teve início a sua oferta de vagas em cinco turmas de Educação Infantil em cada turno (manhã e tarde). Concordando com TIBA (2002), entende-se que o ambiente escolar deve ser uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, e por isso devem ser agradáveis e geradores de afetos. Assim, o presente estudo também busca refletir sobre esses desafios, por meio de uma metodologia qualitativa. Para investigar as formas como acontece o acolhimento das crianças e a participação das famílias nisso, foi elaborado um questionário organizado em duas partes, contendo o perfil das famílias, como foi sua acolhida e participação na escola investigada. Além disso, foi realizada uma breve análise sobre como as famílias veem a escola possibilitando a compreensão de aspectos que poderiam ser aprimorados para qualificar a relação entre ambas as instituições. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: CURY (2003); TIBA (2006) e ZAGURY (2006). Os resultados alcançados por meio dos questionários possibilitaram a identificação do perfil das famílias e suas demandas. A partir do Plano de Ação, foram realizadas intervenções junto às famílias e às crianças em formato de oficinas, no espaço da instituição e em momentos de confraternização, cultivando uma convivência respeitosa e digna, tendo o espaço da escola como referência. |
Assunto: | Educação Educação de crianças Família Lar e escola Prática de ensino Escolas - Organização e administração Escola Municipal Moyses Kalil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33438 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc Delza final 2.1.pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.