Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33438
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dc.contributor.advisor1Tânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976489157503310pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Elisa Grossipt_BR
dc.creatorDelza dos Santos Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2020-05-13T14:04:43Z-
dc.date.available2020-05-13T14:04:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33438-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre as formas de acolhimento e participação das famílias na Escola Municipal Moysés Kalil, situada no município de Belo Horizonte, no bairro Mantiqueira. A escola pertence à Rede Municipal de Educação e a partir de 2019 teve início a sua oferta de vagas em cinco turmas de Educação Infantil em cada turno (manhã e tarde). Concordando com TIBA (2002), entende-se que o ambiente escolar deve ser uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, e por isso devem ser agradáveis e geradores de afetos. Assim, o presente estudo também busca refletir sobre esses desafios, por meio de uma metodologia qualitativa. Para investigar as formas como acontece o acolhimento das crianças e a participação das famílias nisso, foi elaborado um questionário organizado em duas partes, contendo o perfil das famílias, como foi sua acolhida e participação na escola investigada. Além disso, foi realizada uma breve análise sobre como as famílias veem a escola possibilitando a compreensão de aspectos que poderiam ser aprimorados para qualificar a relação entre ambas as instituições. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: CURY (2003); TIBA (2006) e ZAGURY (2006). Os resultados alcançados por meio dos questionários possibilitaram a identificação do perfil das famílias e suas demandas. A partir do Plano de Ação, foram realizadas intervenções junto às famílias e às crianças em formato de oficinas, no espaço da instituição e em momentos de confraternização, cultivando uma convivência respeitosa e digna, tendo o espaço da escola como referência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação família e escolapt_BR
dc.subjectAcolhidapt_BR
dc.subjectParticipação coletivapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherFamíliapt_BR
dc.subject.otherLar e escolapt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subject.otherEscola Municipal Moyses Kalilpt_BR
dc.titleAcolhimento na Escola Municipal Moysés Kalil: cuidados, encantamentos e tensões na relação família e escolapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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