Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33438
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976489157503310 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Elisa Grossi | pt_BR |
dc.creator | Delza dos Santos Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-13T14:04:43Z | - |
dc.date.available | 2020-05-13T14:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33438 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre as formas de acolhimento e participação das famílias na Escola Municipal Moysés Kalil, situada no município de Belo Horizonte, no bairro Mantiqueira. A escola pertence à Rede Municipal de Educação e a partir de 2019 teve início a sua oferta de vagas em cinco turmas de Educação Infantil em cada turno (manhã e tarde). Concordando com TIBA (2002), entende-se que o ambiente escolar deve ser uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, e por isso devem ser agradáveis e geradores de afetos. Assim, o presente estudo também busca refletir sobre esses desafios, por meio de uma metodologia qualitativa. Para investigar as formas como acontece o acolhimento das crianças e a participação das famílias nisso, foi elaborado um questionário organizado em duas partes, contendo o perfil das famílias, como foi sua acolhida e participação na escola investigada. Além disso, foi realizada uma breve análise sobre como as famílias veem a escola possibilitando a compreensão de aspectos que poderiam ser aprimorados para qualificar a relação entre ambas as instituições. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: CURY (2003); TIBA (2006) e ZAGURY (2006). Os resultados alcançados por meio dos questionários possibilitaram a identificação do perfil das famílias e suas demandas. A partir do Plano de Ação, foram realizadas intervenções junto às famílias e às crianças em formato de oficinas, no espaço da instituição e em momentos de confraternização, cultivando uma convivência respeitosa e digna, tendo o espaço da escola como referência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação família e escola | pt_BR |
dc.subject | Acolhida | pt_BR |
dc.subject | Participação coletiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Família | pt_BR |
dc.subject.other | Lar e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject.other | Escola Municipal Moyses Kalil | pt_BR |
dc.title | Acolhimento na Escola Municipal Moysés Kalil: cuidados, encantamentos e tensões na relação família e escola | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc Delza final 2.1.pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.