Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33461
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O ensino de ciências da natureza e sua contribuição para a alfabetização e o letramento de alunos do 2º ano do 1º ciclo |
Authors: | Luiz Carlos Araujo Souza |
First Advisor: | Maria Gorete Neto |
First Referee: | Ilaine da Silva Campos |
Abstract: | Este trabalho teve por objetivo mostrar quais as contribuições do ensino de Ciências da Natureza para a Alfabetização e o Letramento dos alunos do 2º ano do 1º Ciclo de uma escola da rede Municipal de Belo Horizonte. A pesquisa foi do tipo participante, com observação das aulas de ciências de uma turma de 2º ano do 1º Ciclo e, anotações através de um diário de campo, bem como a análise de algumas atividades do livro didático de Ciências adotado pela escola, e de algumas das atividades utilizadas pela professora em sala de aula. Para tanto, tem como referenciais teóricos: para Alfabetização e Letramento – Soares; para a metodologia os autores – Alves-Mazzotti, Gewandsnajder e André. A análise dos dados mostra que o ensino de Ciências da Natureza contribui para a Alfabetização e o Letramento dos alunos do 2º ano do 1º Ciclo. |
Subject: | Educação Alfabetização Letramento Ciências (Ensino fundamental) Ciência da natureza |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33461 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LuizCarlosAraujoSouza_AL_LASEB2019.pdf | 4.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.