Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33490
Type: Monografia (especialização)
Title: O ensino de fotossíntese a partir de uma perspectiva CTSA para a educação de jovens e adultos
Authors: Raquel Soares Sanson
First Advisor: Ludmila Olandim de Souza
First Referee: Vanelle Wendy de Jesus Costa
Abstract: A busca constante pelo desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico tem provocado graves efeitos ambientais que podem ser minimizados através de ações simples, como o reflorestamento por exemplo. O objetivo do presente estudo é elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática acerca das questões ambientais envolvidas no processo de fotossíntese, através de uma abordagem CTSA, com alunos de ensino médio de uma escola estadual de Belo Horizonte com modalidade de ensino do tipo EJA. A sequência didática consiste no desenvolvimento de uma atividade prática e resolução de questionários e provas. Como resultado pode-se perceber que os alunos alcançaram uma melhor compreensão sobre as consequências ambientais provocadas pelo desenvolvimento não sustentável e como a fotossíntese pode auxiliar a minimizar tais efeitos.
Subject: Educação
Educação de adultos
Ciência - Estudo e ensino (Educação de adultos)
Fotossíntese - Estudo e ensino
Aquecimento global - Estudo e ensino
Aquecimento global - Aspectos ambientais
Educação ambiental
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33490
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.