Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33491
Type: Monografia (especialização)
Title: Enturmação flexível no 1º ciclo do ensino fundamental: uma proposta de alfabetização por níveis de escrita
Authors: Sandra Mara Cardoso Martins
First Advisor: Aliene Araújo Villaça
First Referee: Darli de Souza Dias
Abstract: O presente Plano de Ação tem por objetivo discorrer sobre o processo de Enturmação Flexível nas turmas de 1º ciclo, como forma de proporcionar aos alunos que ainda não dominam o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) a oportunidade de se apropriarem da leitura e da escrita até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. O trabalho de Enturmação Flexível consiste em reorganizar os alunos conforme o nível de escrita dos mesmos, segundo as proposições das pesquisadoras argentinas Emília Ferreiro e Ana Teberosky, de modo a oferecer-lhes, através de atividades específicas e estratégias diferenciadas, o domínio do SEA. Como fundamentação teórica, o trabalho teve por base as concepções sobre alfabetização de Emília Ferreiro e Ana Teberosky e também uma visão mais atual a respeito da alfabetização, segundo as concepções de Magda Soares e Artur Gomes de Morais. Foi realizada uma análise do material do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) voltado para a questão da alfabetização e do letramento. Além da revisão bibliográfica, o presente trabalho também descreveu o processo de Enturmação Flexível iniciado na Escola Municipal Mestre Ataíde, da Rede Municipal de Belo Horizonte, através do acompanhamento específico de um grupo de alunos do 1º ciclo. Além disso, o presente Plano de Ação também teve por objetivo apresentar uma fundamentação teórica a fim de se justificar uma prática que já era proposta pela Prefeitura de Belo Horizonte e realizada na Escola Municipal Mestre Ataíde.
Abstract: This actual Action Plan has as goal talk about the flexible clogging at first cycle classes, as way to provide to the students that do not dominate the Alphabetical Writing System (AWS) yet the opportunity to get reading and writing until the end of the third year of Fundamental Teaching. The Flexible Clogging consists in reorganize the students according to the writing level of them, by the prepositions of Argentinian researchers Emília Ferreiro and Ana Teberosky, in a way to offer through specific activities and different strategies, the AWS control. As theoretical foundation, this work has for base the conceptions about literacy by Emília Ferreiro and Ana Teberosky and an actual view about literacy as Magda Soares and Artur Gomes de Morais’s conceptions. PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – National Plan for the literacy in the Right Age)’s material was analyzed back the literacy point. Beyond literature review, this actual work also described the Flexible Clogging process started at Municipal School Mestre Ataíde, Municipal Network from Belo Horizonte, through specific tracking of a student’s group of first cycle. Moreover, the actual Action Plan also had as goal to present a theoretical foundation to justify a proposal by Belo Horizonte Municipal Government and fulfilled at Municipal School Mestre Ataíde.
Subject: Educação
Letramento
Alfabetização
Escrita
Crianças - Escrita
Alfabetização Estudo e ensino
Alfabetização - Métodos de ensino
Educação - Finalidades e objetivos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33491
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.