Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33494
Tipo: Tese
Título: Fundamentos estruturais do registro bibliográfico: revisitando a compreensão de Seymour Lubetzky sobre a entrada principal representativa da obra e sua manifestação
Autor(es): Marcelo Nair dos Santos
Primeiro Orientador: Cristina Dotta Ortega
Primeiro membro da banca : Lucileide Andrade de Lima do Nascimento
Segundo membro da banca: José Fernando Modesto da Silva
Terceiro membro da banca: Naira Christofoletti Silveira
Quarto membro da banca: Kátia Lúcia Pacheco
Resumo: Revisita os estudos de Seymour Lubetzky sobre regras de catalogação, pelos quais ele expôs sua compreensão do significado de entrada principal. A catalogação, por vezes, é explicada pelos instrumentos normativos que o instruem, e há indícios de que tal direcionamento ficou mais acentuado com a proposição de seus modelos conceituais no limiar do século XXI, pois muitos estudos em Catalogação da atualidade estão voltados à compreensão e à prática desses modelos e instrumentos, porém e menos quanto à teoria por trás deles. Decerto, entende-se que a Catalogação deve ser pensada fundamentalmente como fez Lubetzky, na década de 1950, quando avaliou um conjunto de regras de seu tempo, uma vez que seu modelo de análise teórico deu à Catalogação um caminho crítico e metodológico para o estabelecimento de regras catalográficas. A ideia central revelada em seus estudos afirma que o registro bibliográfico deve representar uma publicação como manifestação de uma obra. Nesses termos, tem-se a hipótese de que as ideias de Lubetzky são válidas num contexto dos ainda insuficientes fundamentos de Catalogação e, particularmente, das regras de catalogação de tradição anglo-americana. Daí propõe-se um estudo que objetiva revisitar as ideias de Lubetzky, de maneira a avaliar a consistência de sua compreensão para os dias atuais. Para fins de delimitação, temos como objeto material da pesquisa o registro bibliográfico, especialmente o ponto de acesso representativo dos atributos da entidade bibliográfica obra, o qual será examinado na perspectiva teórica de Lubetzky. Em abordagem qualitativa, tem-se uma pesquisa de caráter exploratório sobre conceitos, fundamentos e estudos relacionados com tema em questão, que adota a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental como procedimentos metodológicos predominantes. O desenvolvimento da pesquisa se deu por intermédio dos momentos significativos da Catalogação que observa: o contexto catalográfico anterior aos estudos de Lubetzky; a análise e a repercussão dos estudos de Lubetzky sobre regras catalográficas, a partir do qual ele propôs uma função peculiar para a entrada principal em Catalogação; o caminho trilhado pelas regras catalográficas anglo-americanas após os estudos de Lubetzky no tocante à função da entrada principal; e estudos e modelos da Catalogação pelos quais o registro bibliográfico pode ser estruturado, conforme a função da entrada principal proposta por Lubetzky sobre entrada principal. Conclui-se que a função da entrada principal indicada por Lubetzky é pertinente à catalogação de nossos dias, pois representar a publicação como manifestação de uma obra em registro bibliográfico que observa o relacionamento das publicações equivalentes e derivativas de uma unidade literária é um aspecto fundamental da prática catalográfica.
Abstract: This study comes back to Seymour Lubetzky’s studies on cataloging rules through which he explained the function of the main entry. Cataloging should be thought fundamentally as Lubetzky did in the 1950s, when he evaluated a set of rules of his time. His theoretical analysis model is a critical and methodological path to the establishment of cataloging rules. His studies revealed that the bibliographic record must represent a publication as a manifestation of a given work. Therefore, we have hypothesized that Lubetzky's thoughts are still valid in the insufficient foundations of Cataloging by the Anglo-American tradition. Hence it is proposed a study that aims to revisit the ideas of Lubetzky, in order to evaluate the consistency of his understanding for the present day. We have delimited our material object of the research to bibliographic record, especially the access point representing the entity work, which will be examined from the theoretical perspective of Lubetzky. This research is carried out in an exploratory qualitative approach and it uses bibliographic and documentary research as predominant methodological procedures. In this way, the development of the research is divided according to the significant moments of the Cataloging: the prior cataloging context of Lubetzky's studies; the analysis and repercussion of the Lubetzky's studies on cataloging rules, from which he indicated a specific function for the main entry in Cataloging; the way followed by Anglo-American cataloging rules after Lubetzky's studies about the function of the main entry; and studies and models of the Cataloging through which the bibliographic record can be structured, according to the main entry function proposed by Lubetzky. We concluded that the function of the main entry revealed by Lubetzky is still sound for the cataloging of our days, because representing the publication as manifestation of a work in bibliographic record is a fundamental aspect that cannot be ignored in the cataloging practice that observes the relationship of the equivalent and derivative publications of a literary unit.
Assunto: Lubetzky, Seymour, 1898-2003
Ciência da informação
Catalogação descritiva - Regras
Registros bibliográficos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33494
Data do documento: 9-Mai-2019
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