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dc.contributor.advisor1Mônica Viegas Andradept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2085641989038025pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Kenya Valeria Micaela de Souza Noronhapt_BR
dc.contributor.referee1Lívia Cozer Montenegropt_BR
dc.contributor.referee2Maria Aparecida Turcipt_BR
dc.contributor.referee3Marília Alvespt_BR
dc.creatorRenato Rodrigues da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9049482480674032pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-19T03:35:36Z-
dc.date.available2020-05-19T03:35:36Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33498-
dc.description.abstractPrimary health care can be understood as the first level of care in a health system. The concept of primary care has evolved over time and the development of care practices has acquired specific characteristics in the operating health systems. Nowadays studies say primary health care should guide the care model in health systems and should be based on the essential attributes of Starfield: access, longitudinality, coordination, integrality. Recent studies suggest a strong and resolute primary care is capable of solving about 75% of the population's health problems. In Brazil, Primary Health Care was initially implemented in the Unified Health System, starting in 1994. It is observed that, over the years, important developments have been experienced in the model adopted in the Unified Health System. In the private sector, the concern with this theme is recent. In a health plan operator located in a city in the southeastern region, some practices related to primary health care have been developed over the past few years, however the adoption of PHC explicitly occurred only in 2013. The objective of this work is to understand the experiences of primary care in a health plan operator according to the essential attributes, from the perspective of customers, members and employees. This is a qualitative study, with an exploratory approach: a case study. The method of data collection was the interview using a semi-structured script. Participants were customers, employees and members of the operator under study. The content analysis technique proposed by Bardin (2016) was used for data treatment. Each attribute was considered a category of analysis and, in addition, specific model points and general aspects were considered to contribute to the discussions. The results show that the attributes of PHC are present in the health plan operator under study and are perceived differently by the interviewed groups. The responses were divided into positive, negative, neutral and absent aspects. The category that clients are most able to perceive and bring in their speeches is access and the one that appears least is longitudinality. In some categories, it is possible to notice an important number of missing answers, which demonstrates the low perception of attributes by the interviewees. In general, the attributes need to be developed so that PHC starts to deliver the expected results in the context of supplementary health. The Technical Report on Actions to Strengthen Primary Health Care was proposed, as a technical product of the Master in Health Services Management, to contribute to the implementation and improvement of primary care in the health system, especially in health plan operators.pt_BR
dc.description.resumoA atenção primária à saúde pode ser compreendida como primeiro nível de atenção em um sistema de saúde. O conceito de atenção primária foi evoluindo ao longo do tempo e o desenvolvimento das práticas assistenciais foi adquirindo características específicas nos sistemas de saúde implantadas. Os estudos atuais mostram que a atenção primária deve orientar o modelo assistencial nos sistemas de saúde e deve ser pautada nos atributos essenciais de Starfield: acesso, longitudinalidade, coordenação, integralidade. Estudos recentes apontam que uma atenção primária forte e resolutiva é capaz de resolver cerca de 75% dos problemas de saúde da população. No Brasil, a Atenção Primária à Saúde foi implementada, inicialmente, no Sistema Único de Saúde, a partir de 1994. Observa-se que, durante os anos, importantes evoluções foram experimentadas no modelo adotado no Sistema Único de Saúde. No setor privado a preocupação com essa temática é relativamente recente. Em uma operadora de plano de saúde localizada em um município da região sudeste, algumas foram as práticas relacionadas aos cuidados primários de atenção à saúde desenvolvidas ao longo dos últimos anos, porém a adoção da APS de forma explícita ocorreu apenas em 2013. O objetivo desse trabalho é compreender as experiências de cuidados primários em uma operadora de plano de saúde a partir dos atributos essenciais, sob a ótica de clientes, cooperados e colaboradores. Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem exploratória do tipo estudo de caso. O método de coleta de dados foi a entrevista com utilização de roteiro semiestruturado. Os participantes foram clientes, colaboradores e cooperados da operadora em estudo. Utilizou-se da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) para tratamento dos dados. Cada atributo foi considerado uma categoria de análise e, além disso, considerou-se questões específicas do modelo e aspectos gerais para contribuir com as discussões. Os resultados evidenciam que os atributos da APS estão presentes na operadora em estudo e são percebidos de forma diferente pelos grupos entrevistados. As respostas foram divididas em aspectos positivos, negativos, neutros e ausentes. A categoria que os clientes mais conseguem perceber e trazer em seus discursos é o acesso e a que menos aparece é a longitudinalidade. Em algumas categorias é possível notar uma quantidade importante de ausências de respostas, o que demonstra a baixa percepção dos atributos pelos entrevistados. De maneira geral, os atributos precisam ser desenvolvidos para que que a APS passe a entregar os resultados esperados no contexto da saúde suplementar. Foi proposto o Relatório Técnico de Ações de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, como produto técnico do mestrado em Gestão de Serviços de Saúde, para contribuir com a implementação e a melhoria da atenção primária no sistema de saúde, especialmente nas operadoras de planos de saúde.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectModelos de atenção à saúdept_BR
dc.subjectPlanos privadospt_BR
dc.subject.otherAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subject.otherModelos de Assistência à Saúdept_BR
dc.subject.otherCobertura de Serviços Privados de Saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde Suplementarpt_BR
dc.subject.otherSeguro Saúdept_BR
dc.titleAtenção primária na saúde suplementar: compreendendo os atributos essenciais em uma operadora de plano de saúde da região sudeste do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-2153-6333pt_BR
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