Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33521
Tipo: Tese
Título: EnvelheSer em Meninas de Sinhá
Autor(es): Raquel de Magalhães Borges
primer Tutor: Cristiane Miryam Drumond de Brito
Resumen: O “Grupo Cultural Meninas de Sinhá” é composto por mulheres idosas e de baixa renda, em sua maioria negras, residentes numa comunidade periférica da cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais. Existente há vinte e três anos, o grupo teve no princípio, um encontro marcado por mulheres acometidas pela depressão, que utilizaram a memória da infância, sobretudo a brincadeira de dança de roda, como uma potência curativa, capaz de torná-las mais saudáveis. Atualmente, com dezoito componentes, o grupo possui sede própria localizada em sua comunidade, dois discos autorais e um documentário musical. Realiza shows e projetos culturais e sociais. Esta pesquisa discute a velhice das mulheres deste grupo diante da complexidade humana sapiens-demens, forjada em meio aos desafios da senescência, à noção sociocultural sobre o corpo que envelhece, e às experiências vividas em grupo. Portanto, consiste numa investigação sobre as percepções e sentidos atribuídos ao envelhecer, ao lazer e à saúde, entrelaçados com prática artística comunitária. Foi realizada uma abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, com diversidade de procedimentos de coleta de dados como: entrevistas, análise documental, observação participante e grupo focal. A análise dos dados foi baseada no Discurso do Sujeito Coletivo. Conclui-se que, a brincadeira e seu desenrolar criativo, foi potente ao desconstruir um padrão idealizado de velhice, de ser mulher, de ser pobre e negra. As mulheres do “Meninas de Sinhá” assumiram a autoria de suas histórias de vida, estabeleceram redes sociais e construíram espaço e tempo de lazer. Nesta perspectiva, consideramos que a brincadeira de roda e seu desenvolvimento como prática artística comunitária, constituiu-se como uma necessidade social específica para fruição da experiência do lazer, para a convivência afetiva e para o empoderamento de mulheres em sua maioria negras e pobres.
Abstract: The “Grupo Cultural Meninas de Sinhá” is composed of elderly and low-income women, mostly black, living in a peripheral community of the city of Belo Horizonte/Minas Gerais. Existing for twenty-three years, the group had at first a meeting marked by women affected by depression, who used the memory of childhood, especially the play of ciranda dance, as a healing power, able to make them healthier. Currently, with eighteen components, the group has its own headquarters located in its community, two copyrighted albums and a musical documentary. Performs shows and cultural and social projects. This research discusses the old age of women in this group facing the human complexity sapiens-demens, forged amid the challenges of senescence, the sociocultural notion about the aging body, and the experiences lived in groups. Therefore, it consists of an investigation into the perceptions and meanings attributed to aging, leisure and health, intertwined with community artistic practice. A qualitative case study approach was performed, with a variety of data collection procedures such as interviews, document analysis, participant observation and focus group. Data analysis was based on the Collective Subject Discourse. In conclusion, play and its creative development were powerful in deconstructing an idealized pattern of old age, of being a woman, of being poor and black. The women of “Meninas de Sinhá” took over their life stories, established social networks, and built space and leisure time. In this perspective, we consider that the play of ciranda dance and its development as a community artistic practice, constituted as a specific social need to enjoy the leisure experience, for the affective coexistence and for the empowerment of mostly black and poor women.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33521
Fecha del documento: 16-dic-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE RAQUEL BORGES conferida pela biblioteca.pdf6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.