Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denise Alves de Araujopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7519712528497409pt_BR
dc.creatorMaria Carmen Costapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-23T00:13:07Z-
dc.date.available2020-05-23T00:13:07Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33527-
dc.description.resumoO tema central desta pesquisa é o estudo da leitura e da escrita, situadas no campo do Letramento, como instrumento na construção da cidadania. Este trabalho se justifica porque essa relação ainda é insuficientemente explorada na escola. Fundamentam este estudo pesquisas desenvolvidas por autores como: Rojo (2002), Backtin (2003), Blattmann e Viapiana (2005), Soares (2008) dentre outros. O plano de ação foi desenvolvido em uma escola municipal de Belo Horizonte, em uma turma com vinte alunos do terceiro ano do primeiro ciclo, no contexto da sala de aula. Foi definido como objetivo geral: construir, por meio de atividades de leitura e escrita, conceitos relativos à cidadania, de modo a promover relações mais respeitosas na escola. As atividades foram organizadas em três etapas, sendo que cada uma delas foi produzida por momentos constituídos em atividades com objetivos específicos. As atividades contemplaram diferentes dimensões da leitura e da escrita, com temáticas que possibilitaram a construção dos princípios da cidadania. Através da análise e discussão dos dados, foi possível observar os efeitos do letramento no desenvolvimento dos alunos pelas práticas de leitura e de escrita. A pesquisa demonstrou a importância do “alfabetizar letrando” na construção da cidadania. Evidenciou-se, também, a importância do papel do professor na promoção dessa concepção de ensino e de aprendizagem, interferindo na formação dos alunos como cidadãos críticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramentopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherCrianças -- Escritapt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherCidadaniapt_BR
dc.titleLendo, escrevendo e construindo a cidadaniapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FINAL_c_ATA_MC.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.