Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33539
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Policiamento inteligente: um estudo do uso e viabilidade da tecnologia da informação no policiamento ostensivo e controle de tráfego
Autor(es): Reinaldo Las Cazas Ersinzon
Primeiro Orientador: Erickson Rangel do Nascimento
Primeiro membro da banca : José Nagib Cotrim Árabe
Segundo membro da banca: José Marcos Silva Nogueira
Resumo: A Urbanização da população mundial alcançou índice de 54% dos habitantes residentes em cidades urbanizadas em 2014. A urbanização conduz a grandes desafios: habitação, mobilidade urbana, emprego, mudanças climáticas e segurança pública. Soluções de alta tecnologia, como o monitoramento por câmeras, contribuem para a redução das mortes e lesões por acidentes de trânsito e dos seus respectivos custos socioeconômicos de maneira mais efetiva que soluções de baixa intensidade tecnológica, como capacitação e aumento do efetivo de fiscalização. Assim, torna-se crucial reforçar as estratégias de policiamento nas vias com medidas de fiscalização de trânsito, com foco na redução de acidentes, a partir de abordagens baseadas em evidências para prevenir mortes e lesões no trânsito bem como mitigar as consequências dos acidentes de trânsito, o que conduz ao incentivo para introdução novas tecnologias de gestão do trânsito e sistemas de transporte inteligentes para evitar lesões e mortes no trânsito e, assim, maximizar a eficiência nas respostas para diminuição da morbimortalidade e deficiências. A utilização de novas tecnologias vem para aprimorar as ações de controle e fiscalização, desde a utilização de câmeras até drones, e auxiliar na construção de confiança entre comunidade e policiais, por meio de redes sociais, envolvendo uma ampla gama de produtos e soluções. As soluções tecnológicas em visão computacional voltadas para o monitoramento do tráfego e da segurança pública e viária são novos instrumentos para o salto de produtividade em segurança pública, elevando o número de apurações assertivas e reduzindo a letalidade policial mantendo-se o efetivo disponível semelhante ao dos dias atuais.
Abstract: Urbanization of the world population reached 54% of the inhabitants of urbanized cities in 2014. Urbanization leads to major challenges: housing, urban mobility, employment, climate change and public safety. High-tech solutions, such as camera monitoring, contribute to the reduction of traffic accident deaths and injuries and their associated socioeconomic costs more effectively than low-tech solutions, such as training and increased enforcement. Thus, it is crucial to reinforce road policing strategies with traffic enforcement measures, focusing on accident reduction, from evidence-based approaches to preventing road traffic fatalities and injuries as well as mitigating the consequences of traffic accidents, which leads to the incentive to introduce new traffic management technologies and intelligent transport systems to avoid road traffic injuries and deaths and thus maximize efficiency in responses to decreasing morbidity and mortality. The use of new technologies comes to improve control and enforcement actions, from the use of cameras until drones, and to build trust between community and police through social networks, involving a wide range of products and solutions. Computer vision technology solutions aimed at monitoring traffic and public and road safety are new tools for the leap in public safety productivity, increasing the number of assertive investigations and reducing police lethality while keeping the available staff similar to current days
Assunto: Computação
Mobilidade urbana
Segurança pública
Visão por computador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33539
Data do documento: 14-Mar-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Informática

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