Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33549
Type: Dissertação
Title: PROMISE: um modelo de confiabilidade para sistemas de economia colaborativa
Authors: Geanderson Esteves dos Santos
First Advisor: Raquel Oliveira Prates
First Referee: Cristiane Neri Nobre
Second Referee: Jussara Marques de Almeida Gonçalves
Third Referee: Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo
Abstract: A economia colaborativa é um fenômeno mundial que vem atingindo cada vez mais usuários ao redor do mundo. Este novo tipo de mercado é caracterizado pelo compartilhamento de recursos, sendo esses humanos ou físicos, entre participantes interessados. A disseminação desses novos sistemas no contexto atual traz diversas preocupações em relação à confiança entre seus participantes, sobretudo após incidentes envolvendo roubos, abusos sexuais, danos morais, e outros problemas sociais. Para diminuir esses problemas, sistemas de economia colaborativa têm implementado soluções que têm o objetivo de ajudar usuários a desenvolverem algum tipo de confiança em outros participantes e no próprio sistema. De uma forma geral, esses mecanismos de confiança consistem em tentar construir algum tipo de reputação, tanto para aqueles que estão requisitando o serviço (demandantes), quanto para os que estão oferecendo o serviço (ofertantes). Neste trabalho é proposto um estudo aprofundado sobre aspectos que podem influenciar a confiabilidade de usuários na economia colaborativa. Na primeira etapa, uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi aplicada nas principais bases de dados da computação. A RSL revelou uma série de indicadores identificados como que relevantes para a confiança de usuários em sistemas de economia colaborativa. Com base nestes indicadores, propomos sua organização em um modelo de confiabilidade denominado PROMISE. Além disso, a RSL nos permitiu também a identificação dos tipos de valores de troca compartilhados por participantes, e também o levantamento do estado da arte na pesquisa sobre confiança em sistemas de economia colaborativa. Na segunda etapa, com o objetivo de consolidar o modelo proposto, métodos qualitativos foram utilizados para analisar aspectos relativos aos indicadores em sistemas de economia colaborativa. Para esta análise selecionamos para o estudo de caso dois dos maiores representantes deste novo tipo de mercado: Airbnb e Couchsurfing. Estes sistemas foram selecionadas porque eles têm propósitos semelhantes, i.e., compartilhamento de propriedades, entretanto, possuem tipos de troca completamente diferentes, i.e., Airbnb é monetário e Couchsurfing é social. A primeira análise consistiu de uma análise sistemática da interface, com o objetivo de gerar quais estratégias foram usadas pelos projetistas para criar um ambiente confiável aos usuários usando como base para a análise os indicadores de confiabilidade. Na segunda análise, um estudo de comentários coletados do Trustpilot sobre a opinião de usuários sobre ambos sistemas, objetivou identificar experiências relatadas pelos usuários que tivessem relacionadas aos indicadores do modelo. Os resultados de ambas análises qualitativas mostraram que os indicadores do modelo de confiança permitiram uma descrição detalhada de aspectos relevantes a sistemas de economia colaborativa, assim como para guiar a discussão sobre as diferenças entre os dois sistemas analisados nessa pesquisa. Finalmente, esse trabalho propôs um estudo aprofundado sobre os aspectos de confiabilidade existentes na economia colaborativa.
Abstract: Sharing economy is a new kind of economy that is reaching an increasing number of people around the world. This concept is based on four main characteristics: (1) significant supply of spare resources from some individuals, (2) a large amount of people wanting to share those resources, (3) trust among people who do not know each other, and (4) the recognition by participants of the benefits of sharing. Many different types of resources can be shared in this economy, for example, temporary housing, transportation, storage, and a variety of other goods and services. Despite the large success of this type of platform, many concerns have arisen in communities that utilize these services, in particular following incidents involving sexual abuse, theft, verbal assault, and other social problems. To avoid these problems, these platforms have implemented solutions that allow users to develop more trust in other participants. In general, these mechanisms of generating trust involve the construction of a reputation based on user satisfaction (Bilgihan et al., 2015), both with respect to those offering the service (providers) and those receiving the service (consumers). This work proposes a detailed study on the development of trust in sharing economy. In the first step, a Systematic Literature Review (SLR) was applied to the main computer digital library databases. The SLR revealed a series of trust indicators that could be grouped into a trust framework. In addition, its application allowed the identification of the types of values exchanged in different sharing economy systems, as well as the state of the art in the research on trust in these systems. For triangulation of the framework and a more in-depth study of its real impact, qualitative methods were applied using as case study two of the largest representatives of this new type of economy: Airbnb and Couchsurfing. These systems were selected as the focus of the analysis because they have similar purposes, i.e., renting properties, however, have completely different exchange values, i.e., Airbnb is monetary and Couchsurfing is social. These systems were analyzed systematically through the reconstruction of the metamessage from the designers to users. The purpose of this analysis was to verify which strategies have been used by designers to create a reliable environment for users based on the trust indicators. Later, a study of feedback collected from Trustpilot on the opinions of users with both systems, aimed to find out what impact the indicators had on users’ experiences with systems. The results of the qualitative analyses showed that the trust framework indicators allowed a detailed description of aspects relevant to shared economy systems, as well as guiding the discussion about the differences between the two systems analyzed in this research. Finally, this work proposes an in-depth study of several aspects of trust that make users feel more comfortable using services provided by sharing economy systems.
Subject: Computação – Teses.
Economia colaborativa
Engenharia semiótica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33549
Issue Date: 13-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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