Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33553
Tipo: Dissertação
Título: Os verbos de estado no português brasileiro
Autor(es): Kely Stefani de Oliveira
Primeiro Orientador: Luana Lopes Amaral
Primeiro Coorientador: Márcia Maria Cançado Lima
Primeiro membro da banca : Letícia Lucinda Meirelles
Segundo membro da banca: Roberlei Alves Bertucci
Resumo: Nesta dissertação, tomamos como objeto de estudo os verbos de estado (VENDLER, 1967) do português brasileiro (PB), como ter, existir, saber, custar, significar, morar, carecer, aparentar, etc. Os estados descrevem situações que são durativas, mas que não se desenvolvem, não progridem no tempo e não exibem um resultado final definido. Ou seja, tais verbos são caracterizados por possuírem os valores aspectuais de estatividade, duratividade e atelicidade (VENDLER, 1967). Por estarmos inseridos na linha de pesquisa da Interface Sintaxe-Semântica Lexical (LEVIN, 1993; PINKER, 2013 [1989]; LEVIN; RAPPAPORT HOVAV, 2005; CANÇADO; GODOY; AMARAL, 2017), compartilhamos do pressuposto de que algumas características semânticas significativas dos itens verbais influenciam seus comportamentos sintáticos. Assim sendo, objetivamos verificar quais são as propriedades semânticas desses verbos que possuem impacto na gramática. Para tanto, buscamos agrupar os verbos de estado do PB em classes verbais (LEVIN, 2010; CANÇADO; GONÇALVES, 2016; CANÇADO; AMARAL, 2016), de acordo com as suas propriedades semânticas e sintáticas em comum. Além disso, baseados na abordagem de decomposição de predicados (DOWTY, 1979; PINKER, 2013 [1989]; RAPPAPORT HOVAV; LEVIN, 1998; CANÇADO; AMARAL, 2016), também propomos estruturas de representação semântica para as classes de verbos estudadas. Embasamos nossa pesquisa nas propostas de Carlson (1977), Bach (1986), Pinker (2013 [1989]), Moreira (2000), Maienborn (2003), Rothmayr (2009) e Cunha (2004, 2011), que propõem que os verbos de estado constituem pelo menos duas ou mais classes. Com base nessas propostas, em especial, na proposta de Carlson (1977), observa-se que o que agrupa os verbos de estado do PB em classes distintas é o fato de esses predicados serem predicados de Individual-level, que denotam estados permanentes ou estáveis, ou predicados de Stage-level, que denotam estados transitórios ou temporários. Verificamos que esses verbos se dividem em duas classes: na “classe dos verbos de estado inerente”, que se subdivide na subclasse dos “verbos existenciais” e na subclasse dos “verbos recíprocos”, e na “classe dos verbos de estado intermitente”, que se subdivide na subclasse dos “verbos locativos” e na subclasse dos “verbos de medida”. Concluímos, portanto, que os dados do PB que apresentamos corroboram a nossa hipótese inicial, de que a classe aspectual dos verbos de estado do PB pode ser fragmentada em classes verbais menores, devido à sua diversidade semântica e sintática.
Abstract: In this dissertation, we take as object of study the verbs of state (VENDLER, 1967) of Brazilian Portuguese (PB), such as ter ‘have’, existir ‘exist’, saber ‘know’, custar ‘cost’, significar ‘mean’, morar ‘live’, carecer ‘lack’, aparentar ‘look like’, etc. The states describe situations that are durable, but that do not develop, do not progress in time and do not exhibit a definite final result. In other words, such verbs are characterized by having the aspectual values of static, durability and atelicity (VENDLER, 1967). As we are part of the Lexical Syntax-Semantic Interface research line (LEVIN, 1993; PINKER, 2013 [1989]; LEVIN; RAPPAPORT HOVAV, 2005; CANÇADO; GODOY; AMARAL, 2017), we share the assumption that some significant semantic characteristics of verbal items influence their syntactic behavior. Therefore, we aim to verify what are the semantic properties of these verbs that have an impact on grammar. Therefore, we seek to group the state verbs of PB into verbal classes (LEVIN, 2010; CANÇADO; GONÇALVES, 2016; CANÇADO; AMARAL, 2016), according to their common semantic and syntactic properties. In addition, based on the predicate decomposition approach (DOWTY, 1979; PINKER, 2013 [1989]; RAPPAPORT HOVAV; LEVIN, 1998; CANÇADO; AMARAL, 2016), we also propose semantic representation structures for the studied verb classes. We base our research on the proposals of Carlson (1977), Bach (1986), Pinker (2013 [1989]), Moreira (2000), Maienborn (2003), Rothmayr (2009) and Cunha (2004, 2011), who propose that state verbs constitute at least two or more classes. Based on these proposals, in particular, Carlson's (1977) proposal, it is observed that what groups the BP state verbs into different classes is the fact that these predicates are individual-level predicates, which denote permanent or stable, or Stage-level predicates, which denote transient or temporary states. We verified that these verbs are divided into two classes: in the “class of verbs of inherent state”, which is subdivided into the subclass of “existential verbs” and in the subclass of “reciprocal verbs”, and in the “class of intermittent state verbs”, which is subdivided into the subclass of “locative verbs” and the subclass of “measure verbs”. We conclude, therefore, that the BP data we present corroborates our initial hypothesis, that the aspectual class of the BP state verbs can be fragmented into smaller verbal classes, due to their semantic and syntactic diversity.
Assunto: Língua portuguesa – Verbos
Sintaxe
Língua portuguesa – Semântica
Linguística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33553
Data do documento: 18-Fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação com a ficha catalográfica e folha de aprovação.pdf1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.