Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33578
Type: Monografia (especialização)
Title: O brincar na educação infantil e relação de gênero: o gênero influencia nas brincadeiras?
Authors: Maria Luiza Lacerda Conceição
First Advisor: Rogério Correia da Silva
First Referee: Joaquim Ramos
Abstract: Este é um projeto de pesquisa e intervenção pedagógica, que tem como objetivo instituir um debate a partir da tematização de brincadeiras de casinha e futebol, possibilitando a discussão de gênero. O referido trabalho foi realizado com crianças de faixa etária entre 05/06 anos e suas respectivas professoras, em uma instituição pública de Educação Infantil situada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, e busca identificar qual a compreensão das professoras sobre a influência da brincadeira na construção da identidade de gênero da criança. Pretende-se também criar uma oportunidade para incentivar um debate a respeito do tema gênero/brincadeiras com as professoras dessa instituição. A escolha deste tema surgiu de indagações de pais que pediram que as professoras não deixassem meninos brincarem de boneca ou com panelinhas, e meninas brincarem de bola ou carrinho para não terem risco de mudarem sua orientação sexual praticando tais brincadeiras. Considerando tal apelo, achei pertinente e necessário esse trabalho de pesquisa quando percebi que algumas professoras agem com o mesmo pensamento dos familiares, separando bonecas e panelinhas para meninas, carrinhos e bolas para meninos. A metodologia consiste em entrevistar crianças e professoras sobre o assunto; observar as crianças em momentos de brincadeira livre; proporcionar melhor convivência entre meninas e meninos; propor intervenções na prática pedagógica buscando melhor interação entre as relações de gênero e a infância.
Abstract: The present academic work is a research and pedagogical intervention project, whose objective is to generate a debate based on playing house and football, creating a gender discussion related to early childhood education. This investigation was performed with students aged between 5 and 6 years old and their respective teachers, at a public early childhood institution in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, and seeks to identify what teachers understand about the influence of playing on the process of construction of gender identity of the children. It is also intended to create an opportunity to encourage a debate on the theme of gender with the teachers of the mentioned institution. This theme was chosen inspired in requests from parents who frequently ask the teachers not to let boys play with dolls, and/or girls play ball to avoid the risk of interfering in their sexual orientation by playing such games. Considering these appeals, I found this research work pertinent and necessary when I realized that some teachers act with the same thinking of this parents, separating dolls for girls and balls for boys. The methodology consists of interviewing children and teachers about the subject; observe children in moments of free play; provide better coexistence between girls and boys; propose interventions in pedagogical practice seeking a better interaction between gender relations and childhood.
Subject: Educação pré-escolar
Brincadeiras
Relações de gênero
Recreação em grupo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33578
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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