Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33603
Type: Monografia (especialização)
Title: Desafios na aplicação da lei 10.639/03 e alternativas para a sua implementação em uma escola municipal de Belo Horizonte
Authors: Juliana Carmelita Teixeira de Magalhães Nolasco
First Advisor: Gilmar Moura da Silva
Abstract: A Lei 10.639/03 é fundamental para garantir a ampliação sobre o conhecimento da África e sua influência na construção história e cultural brasileira. Porém, o desconhecimento dessa lei e a forma de aplicá-la, tem dificultado a sua efetivação. O presente trabalho teve como objetivo identificar os desafios para a implementação dessa lei na escola pesquisada. Buscou-se propor alternativas para ampliar as possibilidades de aplicação da lei no cotidiano escolar. Os sujeitos do estudo foram os docentes da instituição, com os quais aplicou-se um questionário e também realizou-se um grupo focal. Com os discentes do 1° ano do 3º ciclo (7º ano), desenvolveu-se o projeto “África: continente dos grandes reinos e impérios”. Ao se trabalhar a história da África, foi possível contribuir para desconstrução do imaginário negativo e afirmação de uma visão positiva sobre o continente e os afrodescendentes. Refletir sobre o pertencimento étnico-racial entre os alunos e fomentar ações de combate ao racismo, foi outro ganho significativo do projeto. Por fim, percebeu-se que o sucesso das políticas afirmativas, como a da lei 10.639/03, depende, necessariamente, do engajamento dos atores sociais envolvidos no processo na escola, além de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas.
Abstract: Law 10.639/03 is fundamental to ensure the expansion of knowledge of Africa and its influence on the construction of Brazilian history and culture. However, the lack of knowledge of this law and the way to apply it has hindered its implementation. The present work aimed to identify the challenges for the implementation of this law in the researched school. Alternatives were recommended to broaden the possibilities of law enforcement in daily school life. The study subjects were the faculty of the institution, with which a questionnaire was applied, and a focus group was also conducted. With the students of the 1st year of the 3rd cycle (7th grade), the project “Africa: continent of the great kingdoms and empires” was developed. By working on the history of Africa, it was possible to contribute to the deconstruction of the negative imaginary and the affirmation of a positive vision of the continent and African descendants. Reflecting on ethnic-racial belonging among students and fostering action to combat racism was another significant gain of the project. Finally, it was realized that the success of affirmative policies, such as Law 10.639/ 03, necessarily depends on the engagement of social actors involved in the process in school, as well as physical, material, intellectual and affective conditions.
Subject: Brasil -- [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
África -- História
Programa de ação afirmativa
Racismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33603
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons