Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33604
Tipo: Dissertação
Título: O olhar do visitante e suas experiências com o acervo de arte contemporânea e botânica do Instituto Inhotim
Autor(es): Danielle Brey-Gil Faria
Primeiro Orientador: Rodrigo Magalhães Ribeiro
Primeiro Coorientador: André Joffily Abath
Primeiro membro da banca : Francisco de Paula Antunes Lima
Resumo: Os museus, constantemente, alteram a organização das exposições e das formas de proporcionar informação ao visitante. São esforços motivados pelo propósito principal de intensificar o engajamento do visitante. Diante disso, esta pesquisa se define pela busca de uma resposta à pergunta: Como ampliar a experiência dos visitantes? Para chegar a resposta, uma análise foi feita a partir das experiências dos visitantes diante da obra de arte Narcissus Garden Inhotim (2009) da artista japonesa Yayoi Kusama com instalação no Instituto Inhotim. Trata-se de um estudo que objetiva explorar os significados das percepções de cada visitante e elaborar uma nova compreensão quanto à percepção do indivíduo, por meio da experiência vivida e consoante com fatos experienciados anteriormente. Uma vez que cada indivíduo envolvido no estudo vive em sociedade e possui valores, estilo e cultura, que lhe são inerentes, alguns desses aspectos são revelados e, assim, nos aproximamos do cerne da experiência vivida. Com uma abordagem investigativa interessada pelo sentido da experiência do visitante, foi aplicado o método de coleta de dados chamado Grounded Theory (GT). Através do uso de filmagens e gravação, seguida de entrevista em autoconfrontação com os visitantes, foi possível construir e desenvolver a análise estruturada pela teoria do Curso da Ação. Tudo sob o ponto de vista do indivíduo marcado pelos significados de sua própria experiência. Apoiados por alguns conceitos da fenomenologia da percepção do filósofo Merleau-Ponty e pelos conceitos de expertise e da aquisição de habilidades, defendidas por Hubert Dreyfus e Stuart Dreyfus, mostramos suas discussões em contrapartida a algumas definições cognitivistas. Pela fenomenologia, tratamos de noções do corpo, engajamento e solicitações do indivíduo incorporado no mundo. Pela expertise e aquisição de habilidades, tratamos de noções da experiência, a partir da apreciação da autora quanto à discussão dos níveis de experiência em comparação com as experiências de vida. A partir da análise da visitação, permite considerar a pesquisa complexa devido aos diversos fatores físicos da obra de arte e da natureza e aos diferentes modos de ação dos atores envolvidos. Além disso, as manifestações corporais, percepções e significados reafirmam tal complexidade da situação vivida. Por fim, os resultados revelam que a experiência do visitante em uma exposição de arte contemporânea a céu aberto pode ser ampliada ao modo como é feito hoje. No momento em que o visitante tem a possibilidade de vivenciar as características de suas “formas de vida” dentro do museu, ele se sente mais próximo, mais engajado com o local. Portanto, a relação existente entre o visitante, a obra de arte e a natureza não deve ser classificada como eficaz ou ineficaz, pois não existe uma forma certa ou errada de se visitar, elas são apenas diferentes e inúmeras.
Abstract: The museums, constantly, alter the organization of exhibitions and the ways of providing information to the visitor. These efforts are motivated by the main purpose of intensifying the visitor's engagement. Therefore, this research is defined by the search for an answer to the question: how to broaden the experience of visitors? To reach the answer, an analysis was made from the experiences of the visitors on the work of art Narcissus Garden Inhotim (2009) of the Japanese artist Yayoi Kusama with installation at the Instituto Inhotim. It is a study that aims to explore the meanings of each visitor's perceptions and to elaborate a new understanding of the individual's perception. Since each individual involved in the study lives in society and has values, style and culture that are inherent to it, some of these aspects are revealed and, thus, we approach the core of the lived experience. With an investigative approach interested in the sense of visitor experience, it was applied the data collection method called Grounded Theory (GT). Through the use of filming and recording, followed by interviews in self-confrontation with visitors, it was possible to construct and develop the analysis structured by the theory of the Course of Action. Everything from the point of view of the individual marked by the meanings of his own experience. Supported by some concepts of the phenomenology of the perception of the philosopher Merleau-Ponty and the concepts of expertise and the acquisition of skills, defended by Hubert Dreyfus and Stuart Dreyfus, we show their discussions in contrast to some cognitive definitions. With the phenomenology of the perception, we deal with notions of the body, engagement and requests of the individual embedded in the world. With the expertise and acquisition of skills, we deal with notions of experience, from a appreciation of the author regarding the discussion of the levels of experience compared with life experiences. From the analysis of visitation, allows to consider the research complex due to the several physical factors of the work of art and nature and the different modes of action of the actors involved. Moreover, the bodily manifestations, perceptions and meanings reaffirm such complexity of the situation lived. Finally, the results reveal that the visitor's experience in an open-air contemporary art exhibition can be enhanced to the way it is done today. At the moment when the visitor has the possibility of experiencing the characteristics of his "life forms" within the museum, he feels closer, more engaged with the place. Therefore, the relationship between the visitor, the work of art and nature should not be classified as effective or ineffective, because there is no right or wrong way to visit, they are only different and countless way to do it.
Assunto: Engenharia de produção
Corpo
Percepção
Fenomenologia
Museus de arte
Museus - Frequência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33604
Data do documento: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Danielle Brey Gil Faria_Inhotim_2019.pdfDissertação Danielle Brey Gil Faria 20194.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.