Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33641
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O ensino de arte na educação infantil: crianças de 3 a 4 anos |
Autor(es): | Caroline Santos Lima |
primer Tutor: | Camila Moreira Rodrigues Cruz |
primer miembro del tribunal : | Rodrigo Borges Coelho |
Resumen: | Desde o nascimento, a criança passa por diversas mudanças físicas que influenciarão em seu desenvolvimento intelectual. O aprendizado se inicia já nos primeiros momentos de vida e é a partir do contato com as pessoas do seu meio social que ela aprenderá sobre si e o ambiente que a rodeia. A criança mesmo antes da alfabetização já responde aos estímulos artísticos, oportunos para seu desenvolvimento. O acolhimento da família e dos educadores no processo de adaptação é fundamental, o que exige da escola sensibilidade. Uma das atividades mais utilizadas na adaptação é o desenho, pois está relacionado ao processo emocional, psíquico, caracterizando seus desejos e impulsos, pois quando produzido, tem origem na memória emocional do indivíduo. Cabe ao educador e a escola se sensibilizarem com a situação que a criança está vivenciando; o que torna relevante uma formação profissional focada na empatia. A conscientização dos educadores brasileiros para a importância de se inscreverem em cursos de educação continuada poderá contribuir para uma educação de qualidade no Brasil. O estudo da Arte amplia a perspectiva em relação a sociedade e contribui positivamente para o desenvolvimento psicomotor. |
Abstract: | Since birth, the child goes through several physical changes that will influence his intellectual development. Learning starts in the first moments of life and it is through contact with people in her social environment that she will learn about herself and the environment that surrounds her. Even before literacy, children respond to artistic stimuli, which are opportune for their development. The acceptance of family and educators in the adaptation process is essential, which requires sensitivity from the school. One of the most used activities in the adaptation is the drawing, because it is related to the emotional, psychic process, characterizing their desires and impulses, because when produced, it originates in the individual's emotional memory. It is up to the educator and the school to be sensitive to the situation that the child is experiencing; which makes professional training focused on empathy relevant. The awareness of Brazilian educators about the importance of enrolling in continuing education courses may contribute to quality education in Brazil. The study of Art broadens the perspective in relation to society and contributes positively to psychomotor development. |
Asunto: | Arte - Estudo e ensino Educação de crianças Arte e educação Professores - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33641 |
Fecha del documento: | 29-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIAFINAL_CAROLINELIMA (1).pdf | 236.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.