Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33677
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Atuação do enfermeiro obstétrico no acolhimento a gestante no setor de urgência de uma maternidade pública em Boa Vista - Roraima
Autor(es): Milca do Nascimento
Primeiro Orientador: Rafhael Brito de Almeida Santos
Resumo: A Enfermagem Obstétrica é fundamental nas portas de entradas das maternidades por proporcionar acolhimento e cuidados que visam atender as necessidades das gestantes, parturientes e acompanhantes baseados nas diretrizes da Politica Nacional de Humanização do Sistema Nacional de Saúde (SUS). Este estudo tem como objetivo geral melhorar a qualidade do Acolhimento com Classificação de Risco (ACC) no Hospital Materno Infantil Nossa senhora de Nazareth – HMINSN. A experiência de trabalho neste setor do HMI e por meio de um diagnóstico situacional observou-se a necessidade de melhorar o acolhimento das usuárias com profissionais capacitados, quantitativo suficiente e ambiência adequada para os atendimentos. Para isso foi pensado estratégias baseadas em objetivos específicos que buscam proporcionar satisfação as gestantes com o acolhimento e classificação de risco; oferecer atendimento de enfermagem obstétrica as gestantes e parturientes e utilizar um instrumento para nortear o Enfermeiro Obstetra que fara a admissão da paciente de risco habitual na porta de entrada do HMINSN, estabelecendo metas e propostas pautadas em estudos das necessidades de mais profissionais enfermeiros obstetras. Trata-se de um projeto de intervenção baseado na problematização encontrada no acolhimento com classificação de risco já em desenvolvimento no hospital em questão. O público alvo são gestantes, parturientes, acompanhantes e equipes de enfermagem. O projeto será desenvolvido em três etapas sendo a primeira etapa a identificação das dificuldades apresentadas para a realização de uma assistência de qualidade, como segunda etapa a qualificação da equipe que presta assistência para as gestantes e seus acompanhantes e como terceira etapa a introdução de um Enfermeiro Obstetra para realizar admissões das gestantes e parturientes de risco habitual. A avaliação dos resultados será através reuniões com a equipe de enfermagem para obter informações sobre a qualidade dos atendimentos após a intervenção, questionários aplicados à puérperas e acompanhantes sobre a qualidade do atendimento e coleta de dados estatísticos sobre fluxo antes e após a intervenção. Assim, objetiva-se melhorar o atendimento humanizado no acolhimento, bem como a satisfação das gestantes e seus acompanhantes com relação aos cuidados prestados pelo enfermeiro obstetra, esperando que possa contribuir para um parto humanizado para essas mulheres.
Assunto: Acolhimento
Enfermeiras Obstétricas
Humanização da Assistência
Serviços de Saúde Materno-Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33677
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PI_Milca.pdf531.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.