Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33686
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O que diz a literatura sobre o conhecimento das mulheres sobre a via de nascimento: em busca de argumentos para orientação das mulheres
Autor(es): Silvia Anadir Medeiros da Silva
Primeiro Orientador: Mariene Jaeger Riffel
Resumo: Introdução: Informações sobre as vias de parto são importantes para que as mulheres tenham experiências positivas neste momento. A Organização Mundial da Saúde recomenda que sejam fornecidas às mulheres todas as informações e explicações que desejarem. A falta de conhecimento sobre as vias de parto são evidentes no cotidiano da assistência às mulheres e familiares por ocasião do parto. Objetivo: Conhecer o que diz a literatura sobre o conhecimento das mulheres sobre parto e cesariana, em busca de argumentos para orientação de gestantes. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa cujos critérios de inclusão dos artigos foram estudos redigidos na língua portuguesa, resultantes de pesquisas quantitativas, qualitativas, quanti qualitativas, disponíveis eletronicamente na íntegra e com acesso gratuito nas bases de dados BDENF, LILACS e na biblioteca eletrônica SciELO, publicados entre os anos de 2011 a 2015. Buscou-se responder à seguinte questão norteadora: O que diz a literatura sobre o conhecimento das mulheres sobre parto e cesariana? Foram critérios de exclusão: teses e dissertações, livros e resumos. Os termos de busca foram escolhidos conforme cadastro nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs): parto e cesárea. A busca ocorreu no mês de janeiro de 2016. A amostra foi composta por sete artigos científicos. Resultados: Foram identificados os seguintes conhecimentos das mulheres sobre parto: o parto é a maneira natural e saudável de nascimento; a mulher é mais ativa e participante; o contato com o bebê é mais íntimo e acontece de forma imediata ao nascimento; as contrações e dor estão presentes, podem ser intensas ou amenas dependendo de cada mulher; a recuperação no pós-parto é mais rápida e não interfere no cuidado com o bebê. Sobre a cesariana é descrito que é um procedimento cirúrgico realizado por uma necessidade especifica da mãe ou do bebê; reduz ou elimina a dor das contrações; a mulher recupera-se de forma mais prolongada e com limitações; é um procedimento seguro para o bebê e prático para a mulher. Considerações finais: Identificou-se a falta de aprofundamento nas descrições dos conhecimentos das mulheres sobre vias de nascimento. Propõe-se como medida de intervenção a orientação (palestra mensal) de gestantes que são referenciadas para o Hospital Fêmina pelas unidades de saúde e/ou que apresentem interesse no Hospital Fêmina como local para atenção ao parto. Tal ação pretende assegurar a autonomia e protagonismo da mulher na cena de parto por meio de informações sobre vias de nascimento.
Assunto: Parto
Cesárea
Enfermagem Obstétrica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33686
Data do documento: 15-Abr-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc versão final a.pdf371.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.