Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33703
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Nascer no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMOB): uma experiencia para valer a vida: Inserção do Enfermeiro Obstétrico (EO) e da Equipe Multidiciplinar no Pré Natal de Alto Risco (PNAR)
Autor(es): Thays de Magalhães Pascoal
Primeiro Orientador: Juliana de Oliveira Marcatto
Resumo: Introdução : a enfermagem obstétrica desempenha um papel importante no acompanhamento das mulheres no ciclo gravídico puerperal com atuação expressiva nos seguimentos assistencial e de educação em saúde. No HMOB, o enfermeiro atua no pré parto e sala de parto com fluxos já bem estabe lecidos. Entretanto, considerando a linha de cuidado da mulher e do recém nascido (RN), entende se que é necessário consolidar e ampliar a atuação do EO para que ganhos adicionais do ponto de vista de qualidade da assistência sejam alcançados com benefício s aos usuários, equipe e instituição de saúde. Método : trata se de um trabalho de campo, estruturado a partir dos resultados do diagnóstico situacional, que investigou o percurso clínico da gestante e do RN no serviço. Após identificação dos pontos crítico s do processo assistencial, foram organizadas frentes de atuação para viabilizar tratamento adequado dos pontos de intervenção prioritários e estruturantes. No presente trabalho foi abordada a atuação do EO no PNAR como ferramenta para alcançar a integralidade do cuidado à gestante, ao RN e à família. Resultados : foram realizadas reuniões com a equipe do PNAR e identificados problemas e prioridades de intervenção. Como produto da reunião, percebeu se a necessidade de orientação das grávidas para melhoria da qualidade da assistência. Foram elaboradas rodas de conversa com as gestantes, onde discutiram se as dúvidas e anseios delas acerca de temas de interesse comum, tais como: boas práticas durante o parto e nascimento, nutrição na gestação, amamentação e direitos da gestante. Foi criado o Encontro do Casal Grávido com a participação da equipe multidisciplinar do hospital e uma visita guiada à maternidade e seus anexos, além de estabelecidas consultas compartilhadas entre os médicos obstetras e os enfermeiros obstétricos e elaborada uma cartilha informativa para as gestantes. Considerações finais: a especialização em Enfermagem Obstétrica proporcionou subsídios para transcender a oferta do cuidado às mulheres no HMOB para além do Bloco Obstétrico, firmando parcerias importantes que sustentam e qualificam ainda mais a assistência, gerando mais informação e segurança para a mãe, o bebê e a família a partir do estabelecimento do vínculo precoce.
Assunto: Enfermagem Obstétrica
Gestantes
Modelos de Assistência à Saúde
Serviços de Saúde Materno-Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33703
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final Thays CD.pdf996.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.