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dc.contributor.advisor1Adman Câmara Soares Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6961622512764191pt_BR
dc.creatorIzabel Cristhina Jucá Bastos Cavalcante Motapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-30T03:33:04Z-
dc.date.available2020-06-30T03:33:04Z-
dc.date.issued2015-11-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33710-
dc.description.resumoObjetivou-se desenvolver atividades de educação em saúde com puérperas adolescentes com ênfase nos métodos contraceptivos. Trata-se de um projeto de intervenção, realizado em um hospital de Fortaleza-CE, com 8 puérperas do serviço de acolhimento materno. As adolescentes do alojamento conjunto e acolhimento foram convidadas a participar do encontro. As atividades aconteceram em um único momento e foram divididas em três etapas: dinâmica do semáforo, com perguntas formuladas a partir de um levantamento bibliográfico; orientação dos métodos anticoncepcionais e distribuição de folder informativo, elaborado segundo a literatura. As adolescentes do alojamento conjunto não compareceram. No desenvolvimento das etapas, observou-se que as puérperas possuíam alguma dúvida ou conceito errôneo sobre o uso de algum método. O preservativo masculino, o anticoncepcional oral, os injetáveis, a pílula do dia seguinte eram os métodos mais conhecidos. Elas não conheciam o preservativo feminino e o diafragma e apenas uma participante relatou conhecer o DIU. Não houve dificuldade em compreender a dinâmica e existiu bastante envolvimento e interação entre o grupo durante a exposição e explicação dos métodos. As adolescentes expuseram as suas dificuldades quanto a colocação dos preservativos e não souberam diferenciar o anticoncepcional oral combinado da minipílula, tão pouco do injetável mensal e trimestral. Foi possível perceber as dificuldades e as dúvidas das adolescentes com relação aos anticoncepcionais. Contudo, os resultados esperados não foram totalmente alcançados, pois o impacto na saúde requer tempo. O ponto forte da realização do projeto foi a formação de um grupo pequeno que favoreceu a comunicação e o diálogo. Alguns pontos precisam ser reavaliados, como: a necessidade de priorizar um local onde as adolescentes se sintam mais seguras e com maior liberdade para tratar de assuntos ligados à sexualidade; o horário, de modo que possa atender a toda a clientela e a aplicação um pré-teste que identifique as deficiências das adolescentes e um pós-teste para avaliar se a estratégia desenvolvida teve eficácia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonhapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnticoncepçãopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subject.otherAnticoncepçãopt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.titleEstratégias educativas com foco nos métodos contraceptivos voltadas para puérperas adolescentespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

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