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http://hdl.handle.net/1843/33710
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Adman Câmara Soares Lima | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6961622512764191 | pt_BR |
dc.creator | Izabel Cristhina Jucá Bastos Cavalcante Mota | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T03:33:04Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T03:33:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33710 | - |
dc.description.resumo | Objetivou-se desenvolver atividades de educação em saúde com puérperas adolescentes com ênfase nos métodos contraceptivos. Trata-se de um projeto de intervenção, realizado em um hospital de Fortaleza-CE, com 8 puérperas do serviço de acolhimento materno. As adolescentes do alojamento conjunto e acolhimento foram convidadas a participar do encontro. As atividades aconteceram em um único momento e foram divididas em três etapas: dinâmica do semáforo, com perguntas formuladas a partir de um levantamento bibliográfico; orientação dos métodos anticoncepcionais e distribuição de folder informativo, elaborado segundo a literatura. As adolescentes do alojamento conjunto não compareceram. No desenvolvimento das etapas, observou-se que as puérperas possuíam alguma dúvida ou conceito errôneo sobre o uso de algum método. O preservativo masculino, o anticoncepcional oral, os injetáveis, a pílula do dia seguinte eram os métodos mais conhecidos. Elas não conheciam o preservativo feminino e o diafragma e apenas uma participante relatou conhecer o DIU. Não houve dificuldade em compreender a dinâmica e existiu bastante envolvimento e interação entre o grupo durante a exposição e explicação dos métodos. As adolescentes expuseram as suas dificuldades quanto a colocação dos preservativos e não souberam diferenciar o anticoncepcional oral combinado da minipílula, tão pouco do injetável mensal e trimestral. Foi possível perceber as dificuldades e as dúvidas das adolescentes com relação aos anticoncepcionais. Contudo, os resultados esperados não foram totalmente alcançados, pois o impacto na saúde requer tempo. O ponto forte da realização do projeto foi a formação de um grupo pequeno que favoreceu a comunicação e o diálogo. Alguns pontos precisam ser reavaliados, como: a necessidade de priorizar um local onde as adolescentes se sintam mais seguras e com maior liberdade para tratar de assuntos ligados à sexualidade; o horário, de modo que possa atender a toda a clientela e a aplicação um pré-teste que identifique as deficiências das adolescentes e um pós-teste para avaliar se a estratégia desenvolvida teve eficácia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Anticoncepção | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Anticoncepção | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Estratégias educativas com foco nos métodos contraceptivos voltadas para puérperas adolescentes | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD) |
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PROJETO DE INTERVENÇÃO UFMG.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
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