Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33758
Type: Dissertação
Title: Crase: ensino contextualizado e produção discente
Other Titles: Crasis: contextualizated teching and student text
Authors: Letícia Pena Silveira
First Advisor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
First Referee: Sueli Maria Coelho
Second Referee: Soélis Texeira do Prado Mendes
Abstract: Esta dissertação tem um duplo objetivo: refletir acerca do ensino contextualizado da crase no Ensino Médio e realizar um experimento, comparando duas abordagens didáticas, uma dedutiva e uma indutiva, para verificar a eficiência de cada uma dessas práticas. A motivação para a realização desta pesquisa surgiu a partir da minha experiência com questionamentos de alunos sobre a necessidade de aprenderem certos conteúdos que, de acordo com a percepção deles, não têm relação com o uso real que fazem da língua portuguesa. O objeto de pesquisa escolhido foi a crase porque se observou ser ela um conteúdo gramatical que apresenta dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos. Como se trata de um assunto no âmbito da Linguística Aplicada, esta pesquisa dirige-se principalmente a (futuros) professores de Língua Portuguesa que estejam buscando formas de redirecionar a exposição dos conteúdos normativos, principalmente articulando-a com a leitura e a produção de textos. Isso se faz importante porque, segundo Antunes (2014), a gramática é inerentemente contextualizada, uma vez que não existe texto sem gramática. Além disso, Geraldi (2003 [1991]) já havia proposto a prática da Análise Linguística como uma forma de reflexão dos recursos que perpassam o texto. Tratase de uma Pesquisa-ação, e a coleta de dados foi feita em seis turmas do Ensino Médio (duas turmas para cada série). Foram coletados 258 textos no total. Para a primeira e a segunda séries, foi feito um panorama quanto ao uso que os alunos fazem da crase; já na terceira série, além dessa visão geral, realizou-se o experimento contrastando a abordagem dedutiva e a indutivacontextualizada por meio de escrita e reescrita de texto. Foi constatado, de modo geral no Ensino Médio, um número de acertos significativamente superior ao de erros. Por isso, análises mais específicas foram realizadas, resultando na conclusão de que a dificuldade maior se encontra na colocação do acento grave em contextos em que ele é exigido. Além disso, ao se verificarem as turmas separadamente, observou-se uma diferença entre elas, mostrando perfis distintos com os quais os professores devem lidar. Por fim, o experimento trouxe o resultado de que as duas formas de ensino testadas foram bem-sucedidas, visto que houve, de fato, aprendizado em ambas. A abordagem indutiva-contextualizada, porém, destaca-se no prazer que despertou nos alunos durante a aula, mostrando que, ao trazê-los como protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, há um ganho expressivo no que diz respeito à recepção das aulas de língua portuguesa.
Abstract: This dissertation has a double purpose: to reflect upon the contextualized teaching of crasis in High School and, afterward, to do an experiment of deductive and inductive didactic approaches to verify the efficiency of each of these practices. The motivation for conducting this research arose from my experience with students’ questions regarding the need for learning particular contents that have no relation to their actual use of the Portuguese language. The object of this research is crasis because it was found to be a grammatical topic that students face learning difficulties. As this is a subject in Applied Linguistics, this research is directed mainly to (future) Portuguese language teachers who are looking for ways to redirect the exposure of normative content, especially articulating it with reading and text production. This is important because, according to Antunes (2014), grammar is inherently contextualized, since there is no text without grammar. Moreover, Geraldi (2003 [1991]) had already proposed the practice of Linguistic Analysis as a way of reflecting on the resources that permeate the text. Since this was an Action Research, data were collected in six high school classes (two classes for each of the three grades), in which the researcher is also the students’ teacher. A total of 258 texts were collected. For the first and second grades, an overview of students’ use of crasis was made; in the third grade, in addition to this overview, the experiment was conducted by contrasting the deductive and the inductive-contextualized approach by writing and rewriting texts. It was found, mostly in high school, a number of correct items significantly higher than errors. Therefore, more specific analyzes were performed, resulting in the conclusion that the biggest difficulty lies in placing the stress accent in contexts where it is required. Besides, when checking the classes separately, there was a difference between them, showing different profiles that teachers have to deal with throughout their careers. Finally, the experiment yields that the two forms of teaching tested were successful since there was indeed learning in both. The inductive-contextualized approach, however, stands out in the pleasure acquired by the students during the class, showing that, by bringing them as a protagonist of their teaching-learning process, there is a significant gain concerning the Portuguese language classes reception, which is questioned regarding its need.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino (Ensino médio)
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Língua portuguesa – Gramática – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Crase
Linguística aplicada
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33758
Issue Date: 21-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Letícia Pena Versão Final.pdfDissertação de Mestrado1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.