Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33762
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heloisa Maria Murgel Starlingpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321652451642202pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelino Rodrigues da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Fabio Franzinipt_BR
dc.creatorVinicius Garzon Tonetpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1700655286019903pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-13T12:36:32Z-
dc.date.available2020-07-13T12:36:32Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33762-
dc.description.abstractThis study analyzes the book O Negro no Foot-ball Brasileiro, written by Mario Rodrigues Filho, in 1947, and its relationship with the context in which it was produced, in order to understand its participation in the debates about soccer and racial issues in Brazil. To this end, it will propose a discussion about the trajectory of this relationship starting with Lima Barreto and his criticism of racial segregation in soccer, passing by Gilberto Freyre and his appreciation of mestizaje as a reason for the success of the sport in the country, arriving at Mario Filho and his journalistic activity throughout the 1930s and 1940s. After inserting the reader in the general background, the goal of this work is to investigate how O Negro no Foot-ball Brasileiro was presented to the public by the author and by Gilberto Freyre, who wrote the preface, and how it was received by critics through reviews at that period. After recovering the ways in which the book was assimilated in its time, the research will move to the interpretation of the text, paying attention to who Mario Filho names as his interlocutors, how he constructs the historical meaning of his narrative, as well as the argumentative strategies in his writing of History. Finally, the dissertation will focus on the way in which the author elaborates the temporal experience of the past. To this end, it will analyze how the idea of revolution realized in everyday life, over the years, is articulated, setting the pace of the narrative. It will also be investigated how the Brazilian people is represented, showing how the intense descriptive activity and attention to the sensibilities and affections of the characters make the black bodies gain visibility and become the main agents of this narrative. To conclude, the language of violence will be shown as structuring racial relations in O Negro no Foot-ball Brasileiro in order to demonstrate how the concept of racial democracy mobilized by Mario Filho did not create a mythology of a peaceful Brazil and, on the contrary, was in line with the anti-racist and democratic arch of alliances of the late 1940s, as articulated in the Quilombo newspaper, directed by Abdias Nascimento.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a obra O Negro no Foot-ball Brasileiro, de Mario Rodrigues Filho, escrita em 1947, e a sua relação com o tempo em que foi produzida, a fim de compreender sua participação nos debates sobre futebol e questão racial no Brasil. Para isso, proporá uma discussão sobre a trajetória dessa relação começando por Lima Barreto e suas críticas à segregação racial no futebol, passando por Gilberto Freyre e sua valorização da mestiçagem como fundamento para o sucesso do esporte no país, até chegar em Mario Filho e sua atuação jornalística ao longo das décadas de 1930 e 1940. Realizada a inserção do leitor na profundidade do tema, a meta do trabalho passa a ser investigar como O Negro no Foot-ball Brasileiro foi apresentado ao público pelo autor e pelo prefeciador, Gilberto Freyre, assim como foi recebido pela crítica em resenhas da época. Após recuperar formas com que o livro foi assimilado em seu tempo, a pesquisa passará à interpretação do texto dando atenção a quem Mario Filho nomeia como interlocutores, a como constrói o sentido histórico de sua narrativa e a como são formuladas as estratégias argumentativas em sua escrita da história. Por fim, a dissertação terá por foco o modo com que o autor elabora a experiência temporal do passado, para isso analisará como a ideia de revolução realizada no dia-a-dia, ao longo dos anos, é articulada para ditar o ritmo da narrativa. Será investigado, também, como o povo é representado, evidenciando como a intensa atividade descritiva e a atenção às sensibilidades e afetos dos personagens faz com que os corpos negros ganhem visibilidade e transformem-se nos principais agentes dessa história. Ao final, a linguagem da violência será colocada como estruturante das relações raciais em O Negro no Foot-ball Brasileiro para que se estude como o conceito de democracia racial mobilizado por Mario Filho não criava uma mitologia de um Brasil pacífico e, pelo contrário, estava em consonância com o arco de aliança antirracista e democrático de fins dos anos 1940 e articulado no jornal Quilombo, dirigido por Abdias Nascimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMario Filhopt_BR
dc.subjectDemocracia racialpt_BR
dc.subjectLinguagem da violênciapt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectEscrita da históriapt_BR
dc.titleMario Rodrigues Filho : democracia racial, violência e futebol (1919-1955)pt_BR
dc.title.alternativeMario Rodrigues Filho: racial democracy, violence and soccer (1919-1955)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.