Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33779
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Aldravia e quinquilharia: a arte e a literatura como artimanhas de construção da identidade |
Autor(es): | Julia Luiza Bento Pereira |
primer Tutor: | Artur Luiz de Souza Maciel |
primer miembro del tribunal : | João Augusto Cristeli de Oliveira |
Resumen: | A presente pesquisa tem como objetivo geral realçar as nuances existentes entre arte e literatura, no sentido de que ambas, em relação ao indivíduo, têm o poder de construir e constituir sua formação identitária enquanto narrador e criador de si próprio. Para tanto, será tomado como objeto de referência o livro Translado: narrativas trans da Av. Pedro II (2018), resultado de um projeto realizado por pós-graduandos em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Por conseguinte, o conteúdo prático a ser trabalhado, com discentes de ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, alia literatura – representada no subgênero poético, aldravia – e arte visual – através da produção com quinquilharia, materiais recicláveis e de valor afetivo. Assim sendo, partir da leitura da obra artístico-literária mencionada – enquanto referência metodológica – e adentrar nos conteúdos práticos, a saber, aldravia e quinquilharia, permitiu a mim, enquanto docente, embasar minha pesquisa e reproduzir uma proposta interdisciplinar de construção autógrafa e subjetiva por meio de arte e literatura. |
Abstract: | The general objective of this research is to highlight the nuances between art and literature, in the sense that both, in relation to the individual, have the power to build and constitute their identity formation as narrator and creator of themselves. To this end, the book Transfer: trans narratives of Av. Pedro II (2018), the result of a project carried out by graduate students in Arts at the Federal University of Minas Gerais, will be taken as a reference object. Therefore, the practical content to be worked with elementary and high school students from the public school system, combines literature – represented in the poetic subgenre, aldravia – and visual art – through the production with trinkets, materials recyclable and affective value. Thus, starting from the reading of the artistic-literary work mentioned – as a methodological reference – and entering the practical contents, namely, aldravia and trinket, allowed me, as a teacher, to base my research and reproduce a proposal interdisciplinary construction of autographand subjective through art and literature. |
Asunto: | Arte – Estudo e ensino Arte e literatura Identidade (Psicologia) na arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33779 |
Fecha del documento: | 29-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_JuliaLBPereira.pdf | 370.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons