Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Borges Coelhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6448880563509404pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.creatorTamara Cristina Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-14T21:55:53Z-
dc.date.available2020-07-14T21:55:53Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33780-
dc.description.abstractThis monograph deals with learning to draw in early childhood education and role of it in child development. The research of this work is focused on a few points: 1) the importance and impact of the teacher´s mediation on the desire of children to express themselves through drawing; 2) the practice of drawing in early childhood as a form of registration and representation; 3) the identification of resources and support instruments for mediating work of teachers; 4) the bibliographic survey about the importance of visual arts teaching in the student life. The choice of this theme came from my personal experience as a teacher for children of the first five years in early childhood education institutions. The used methodology searched to associate this professional experience with the survey and reading of one bibliography on drawing in early childhood education. It searched to identify teaching art contributions in the context of early childhood education highlighting new didactic possibilities for teaching, evaluation and interpretation through great attention and caution with the mediating role of a teacher.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia trata do aprendizado do desenho na educação infantil e do seu papel no desenvolvimento da criança. Nesse percurso de trabalho, a pesquisa deteve-se em alguns pontos: 1) a importância e o impacto da mediação do professor no querer da criança em se expressar por meio do desenho; 2) a prática do desenho na infância como representação e forma de registro; 3) a identificação de recursos e instrumentos de apoio para o trabalho de mediação do professor; 4) o levantamento bibliográfico a respeito da importância do ensino em Artes Visuais na vida do aluno. A escolha dessa temática partiu da minha experiência pessoal em vivências com crianças de zero a cinco anos, como professora em instituições de educação infantil. A metodologia utilizada buscou associar essa experiência profissional com o levantamento e leitura de uma bibliográfica sobre o desenho na educação infantil. Buscou-se identificar as contribuições do ensino da arte no âmbito da educação infantil, evidenciando novas possibilidades didáticas de ensino, avaliação e interpretação, por meio de uma maior atenção e cuidado com o papel mediador do professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleArtes visuais na educação infantil: o desenho e o seu papel no desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia de especialização em Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas.pdf622.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.