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Type: Dissertação
Title: Rotulagem de produtos alimentícios voltados para o público infantil: alegações e teor de nutrientes críticos
Authors: Alessandro Rangel Carolino Sales Silva
First Advisor: Lucilene Rezende Anastácio
First Referee: Cláudia Aparecida de Oliveira e Silva
Second Referee: Rafael Moreira Claro
Abstract: Consumidores encontram dificuldade em interpretar de maneira adequada informações veiculadas nos rótulos dos alimentos. Muitos produtos alimentícios declaram alegações positivas em seu rótulo frontal em linguagem clara e direta, ao passo que o teor de nutrientes críticos é omitido. Modelos de rotulagem frontal veiculando informações relativas a esses nutrientes (açúcar, gorduras saturadas e trans, sódio) vêm despontando como estratégia para informar melhor os consumidores sobre a composição nutricional de produtos ultraprocessados. Neste contexto, objetivou-se analisar os rótulos de oito categorias de alimentos destinados ao público infantil, disponíveis no mercado, em relação à presença de alegações nutricionais e outras, e verificar a ocorrência simultânea de nutriente crítico e/ou presença de edulcorantes, seguindo os parâmetros determinados pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), bem como avaliar a presença de nutrientes críticos por diferentes propostas de perfis nutricionais. Foram coletadas informações de 409 rótulos (65 bebidas à base de frutas, 34 bebidas lácteas, 103 biscoitos recheados, 43 bolos, 30 cereais matinais, 50 gelatinas, 34 iogurtes e 50 salgadinhos de milho) que continham algum apelo voltado para o público infantil, em supermercados localizados em Belo Horizonte-MG, Brasil. Calculou-se o teor de nutrientes críticos (açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, sódio e presença/ausência de edulcorantes), tendo como base os parâmetros determinados pela OPAS e a presença e tipos de alegações nutricionais e ou estratégias de marketing que exaltassem o produto no painel frontal do rótulo. Foi também realizado cálculo do percentual de produtos com “alto”, “médio” e “baixo” teor de nutrientes críticos, de acordo com diferentes perfis nutricionais (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos – ABIA, Gerência-Geral de Alimentos menos restritivo – GGALI 1 e Gerência-Geral de Alimentos mais restritivo – GGALI 2) e a concordância desses perfis com o perfil proposto pela OPAS (teste de concordância de Kappa). A informação sobre o teor de açúcar dos produtos estava disponível apenas em 122 rótulos. Em média, 64,7% dos rótulos apresentaram alegações exaltando alguma característica positiva do produto. O grupo dos cereais matinais foi o que apresentou a maior porcentagem de rótulos frontais com a presença de alegações (86,7%), seguido pelo grupo de bebidas à base de frutas (83,1%). Observou-se que em três dos oito grupos de alimentos, todos os produtos também possuíam algum nutriente em concentração considerada crítica pela OPAS, dentre os mais frequentes, sódio, açúcar e gordura saturada. Nos outros cinco grupos restantes, apenas um produto (para biscoitos recheados e cereais matinais) e três produtos (para bolos e gelatinas) não possuíam nenhum nutriente avaliado em teor crítico. Quanto aos diferentes modelos de perfil nutricional utilizados, de acordo com o parâmetro da OPAS, 95% das bebidas à base de frutas foram classificadas como “alto” teor de açúcar, enquanto apenas 5% de acordo com a ABIA e GGALI 1. Em relação ao alto teor de açúcares, observou-se que no modelo proposto pela ABIA, apenas as bebidas lácteas (100%), os biscoitos recheados (5,7%) e as bebidas à base de frutas (5,0%), seriam categorizadas como “alto” neste nutriente, enquanto pela OPAS todas as categorias, exceto salgadinhos de milho, apresentaram valores acima de 90% para “alto” em açúcar. As categorias de cereais matinais, gelatinas, iogurtes e salgadinhos de milho também não possuíam nenhum produto com alto teor de gorduras saturadas e sódio, de acordo parâmetros propostos pela ABIA. O perfil que teve maior concordância significativa com o da OPAS foi GGALI 2 (Kappa > 0,621). Observou-se também que para os nutrientes analisados, o modelo da OPAS foi o que mais destacou alimentos com “alto” teor (gorduras saturadas: 48,4%; gorduras totais: 42,8%; açúcares: 85,2%; sódio: 27,9%). Concluiu-se que existe coexistência entre a presença de alegações que exaltam alguma característica positiva do produto com a presença de teor considerado crítico para outro nutriente, o que pode confundir o consumidor para o real valor nutricional do produto, principalmente em alimentos voltados para o público infantil. Além disso, constatou-se com o presente estudo que o perfil nutricional apresentado pela ABIA se mostrou mais flexível nos teores propostos para identificação de nutrientes críticos, ao ser comparado com os demais modelos, e o da OPAS o mais restritivo.
Abstract: Consumers find it difficult to properly interpret information conveyed on food labels. Many food products carry positive claims on their front label, in clear and straightforward language, while the content of critical nutrients is omitted. Front-of-package (FOP) labeling models, conveying information on this nutrients (sugar, fats and sodium) has emerged as strategy to better inform consumers about the nutritional composition of ultra-processed products. In this context, the objective was to analyze the labels of eight categories of food intended for children, available on the market, in relation to the presence of nutritional and other claims, and check for simultaneous occurrence of critical nutrient and/or the presence of sweeteners, following the parameters determined by the Pan American Health Organization (PAHO), as well as evaluating the presence of critical nutrients by different nutritional profile proposals. Information was collected from 409 labels (65 fruit drinks, 34 dairy drinks, 103 stuffed cookies, 43 cakes, 30 breakfast cereals, 50 gelatins, 34 yoghurts and 50 corn chips) that contained some appeal aimed at children, in supermarkets located in Belo Horizonte-MG, Brazil. The critical nutrient content (sugars, total fat, saturated fat, trans fat, sodium and presence/absence of sweeteners) was calculated, based on the parameters determined by PAHO and the presence and types of nutritional claims and/or marketing strategies that enhance the product and was highlighted on the front panel of the label were verified. The percentage of products with “high”, “medium” and “low” critical nutrient content according to different nutritional profiles (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos – ABIA, Gerência-Geral de Alimentos less restrictive – GGALI 1 e Gerência-Geral de Alimentos more restrictive – GGALI 2) and the agreement of these profiles with the profile proposed by PAHO (Kappa agreement test) was also calculated. The information about the sugar content of the products was only available on 122 labels. On average, 64.7% of labels have claims enhancing some positive feature of the product. The morning cereals group had the highest percentage of front labels with claims (86.7%), followed by the fruit drinks group (83.1%). It was observed that in three of the eight food groups, all products also had some nutrient in concentration considered critical by PAHO, being the most frequent sodium, sugar and saturated fat. In the remaining five groups, only one product (for stuffed cookies and breakfast cereals) and three products (for cakes and gelatins) had no nutrient evaluated at critical content. Regarding the different models of nutritional profile used, according to the PAHO parameter, 95% of fruit drinks were classified as “high” in sugar, while only 5% according to ABIA and GGALI 1. Analyzing the high sugar content, it was observed that in the model proposed by ABIA, only dairy drinks (100%), filled cookies (5.7%) and fruit drinks (5.0%), would be categorized as “high” in this nutrient, while by PAHO all categories except corn chips, have values above 90% for “high in sugar”. Breakfast cereal, gelatins, yogurt and corn snack categories also do not have any high saturated fat and sodium products, according to parameters proposed by ABIA. The profile that most agrees, significantly, with PAHO was the GGALI 2 (Kappa > 0,621). It was also observed that for the analyzed nutrients, PAHO's model was the one that most highlighted “high content” foods (saturated fat: 48.4%; total fat: 42.8%; sugars: 85.2%; sodium: 27.9%). It was concluded that there is coexistence between the presence of claims that exalt some positive feature of the product with the presence of content considered critical for another nutrient, which can confuse the consumer for the actual nutritional value of the product, especially in foods aimed at the children. Moreover, it was found with the present study that the nutrient profile presented by ABIA was more flexible in the proposed levels for identification of critical nutrients, when compared with the other models, and PAHO’s was the most restrictive.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33811
Issue Date: 10-Oct-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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