Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Henrique Ribeiro Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001162545733151pt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.creatorValéria Cozzipt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T18:17:46Z-
dc.date.available2020-07-20T18:17:46Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33828-
dc.description.abstractThe present work presents didactic proposals to stimulate creativity, self-esteem and critical sense to students of the 8th and 9th years of Elementary School. We sought to investingate and learn about the proposals and pedagogical practices of the selected authors, as well as the feasibility of using them today. We sought to emphasize the importance of the Triangular Approach systematized by Ana Mae Barbosa for the Art teacher, in the process of adaptation and changes in the pedagogical proposals and practices used when addressing the themes in Art classes. And also to investigate the Visual Arts influences on teenagers in relation to the social aspects of their lives. In this context, the concepts of Muralism and Graffiti will be presented, with the intention of providing an approximation of the themes with the students' current affairs. The work was developed through bibliographic consultations, dissertations and theses on the teaching of Visual Arts with the purpose of knowing and questioning the main advances and contributions of the authors in teaching / learning in Art. The work presents reports, research and methodologies that have contributed and still contribute to the improvement of art classes in state public schools.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta propostas didáticas para estimular criatividade, autoestima e senso crítico aos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Buscou-se investigar e conhecer as propostas e as práticas pedagógicas dos autores selecionados, assim como a viabilidade do uso das mesmas nos dias atuais. Buscou-se enfatizar a importância da Abordagem Triangular sistematizada por Ana Mae Barbosa para o professor de Arte, no processo de adequação e alterações nas propostas e práticas pedagógicas utilizadas ao abordar os temas em aulas de Arte.E também investigar as influências das Artes Visuais sobre os adolescentes com relação aos aspectos sociais de suas vidas. Nesse contexto, serão apresentados os conceitos de Muralismo e Graffiti, com a intenção de proporcionar uma aproximação dos temas com a atualidade dos alunos. O trabalho foi desenvolvido por meio de consultas bibliográficas, dissertações e teses sobre o ensino de Artes Visuais com o propósito de conhecer e questionar os principais avanços e contribuições dos autores no ensino/aprendizagem em Arte. O trabalho apresenta relatos, pesquisas e metodologias que contribuíram e ainda contribuem para as melhorias das aulas de Arte nas escolas públicas estaduais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectSenso críticopt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPintura e decoração muralpt_BR
dc.subject.otherGrafitept_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.titleO muralismo e o graffiti: propostas didáticas para estimular criatividade, autoestima e senso crítico aos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_ValeriaCozzi.PDF645.25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons