Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo La Carretta Enrique López da Cunha Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7213018736318093pt_BR
dc.contributor.referee1Márcio Mota Pereirapt_BR
dc.creatorVânia Parreiras Rezende Alvespt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T18:35:08Z-
dc.date.available2020-07-20T18:35:08Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33830-
dc.description.abstractThis monograph article focuses on reflections of my research and experiences as a teacher / researcher in art teaching, specifically on methodological proposals for teaching / learning Artistic Installations. The study presents the concept of this artistic expression and a dialogue between the methodological approaches of Ana Mae Barbosa, Triangular Approach, and Arthur D. Efland, Imaginative Cognition; that guided the elaboration of my didactic proposals for the teaching / learning of Contemporary Artistic Installations for the final years of Elementary Education, in addition to a brief analysis of this mediation at the Municipal School Raul Saraiva Ribeiro where I teach in Betim, Brazil.pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo de monografia tem como foco reflexões de minhas pesquisas e vivências enquanto professora/pesquisadora em ensino de arte, especificamente sobre proposições metodológicas para o ensino/aprendizagem de Instalações Artísticas. O estudo apresenta o conceito dessa expressão artística e um diálogo entre as abordagens metodológicas de Ana Mae Barbosa, Abordagem Triangular, e Arthur D. Efland, Cognição Imaginativa; que nortearam a elaboração de minhas proposições didáticas para o ensino/aprendizagem de Instalações Artísticas Contemporâneas para os anos finais do Ensino Fundamental, além de uma breve análise sobre essa mediação na Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro em que leciono, em Betim.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectInstalações artísticaspt_BR
dc.subjectProposições metodológicaspt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherInstalações (Arte)pt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleEnsino/aprendizagem de instalações artísticas: proposições para um olhar poéticopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINOAPRENDIZAGEM DE INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS proposições para um olhar poético.pdfaberto1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.