Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33837
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kleumanery de Melo Barbozapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806773014560735pt_BR
dc.contributor.referee1Conceição Linda de Françapt_BR
dc.creatorIsabel Imaculada dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T20:49:38Z-
dc.date.available2020-07-20T20:49:38Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33837-
dc.description.abstractAiming to detect the relation between the criative process and the make artistic developed by the elementary final years’ students in art classes, and observe the significance of art and how it contributes to their development. This paper presents some authors, as Lev Semenovich Vigotsky, concepcions of creative process, Ana Mae Barbosa perpective of the art learning process and a brief reflection of Paulo Freire’s pedagogy as basis for building a theaching practice. The student’s had to identify the contact points between Pataxós’ body paintings and the contemporary tattoos, the creative process through artistic making and collective experiences was observed. It is concluded that art is capable of transforming the student through the pleasure in experience the make artistic linked to the the historical and cultural context and establishing relationships between the culture of a people and contemporary production.pt_BR
dc.description.resumoObjetivando detectar a relação entre o processo criativo e o fazer artístico desenvolvido pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nas aulas de Arte e observar a importância da arte e como a mesma contribuiu para o desenvolvimento do aluno. Este trabalho apresenta o processo criativo na concepção de alguns autores como Lev Semenovich Vigotsky, o processo de aprendizagem em artes na visão de Ana Mae Barbosa e uma breve reflexão sobre a prática educativa formulada por Paulo Freire como base a construção de uma prática de ensino. Foi proposto que os alunos identificassem os pontos de contato entre as pinturas corporais dos índios Pataxós e as tatuagens contemporâneas e observado o processo criativo através do fazer artístico e vivências coletivas. Conclui-se que a arte é capaz de transformar o aluno por meio do prazer em experimentar o fazer artístico atrelado a contextualização histórico-cultural e ao estabelecer relações entre a cultura de um povo e a produção contemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.titleO processo criativo como possibilidade para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de arte para alunos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_aprovada_Isabel Reis . 24_04_20.pdf286.07 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons