Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33837
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O processo criativo como possibilidade para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de arte para alunos dos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Isabel Imaculada dos Reis |
Primeiro Orientador: | Kleumanery de Melo Barboza |
Primeiro membro da banca : | Conceição Linda de França |
Resumo: | Objetivando detectar a relação entre o processo criativo e o fazer artístico desenvolvido pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nas aulas de Arte e observar a importância da arte e como a mesma contribuiu para o desenvolvimento do aluno. Este trabalho apresenta o processo criativo na concepção de alguns autores como Lev Semenovich Vigotsky, o processo de aprendizagem em artes na visão de Ana Mae Barbosa e uma breve reflexão sobre a prática educativa formulada por Paulo Freire como base a construção de uma prática de ensino. Foi proposto que os alunos identificassem os pontos de contato entre as pinturas corporais dos índios Pataxós e as tatuagens contemporâneas e observado o processo criativo através do fazer artístico e vivências coletivas. Conclui-se que a arte é capaz de transformar o aluno por meio do prazer em experimentar o fazer artístico atrelado a contextualização histórico-cultural e ao estabelecer relações entre a cultura de um povo e a produção contemporânea. |
Abstract: | Aiming to detect the relation between the criative process and the make artistic developed by the elementary final years’ students in art classes, and observe the significance of art and how it contributes to their development. This paper presents some authors, as Lev Semenovich Vigotsky, concepcions of creative process, Ana Mae Barbosa perpective of the art learning process and a brief reflection of Paulo Freire’s pedagogy as basis for building a theaching practice. The student’s had to identify the contact points between Pataxós’ body paintings and the contemporary tattoos, the creative process through artistic making and collective experiences was observed. It is concluded that art is capable of transforming the student through the pleasure in experience the make artistic linked to the the historical and cultural context and establishing relationships between the culture of a people and contemporary production. |
Assunto: | Arte – Estudo e ensino Criação (Literária, artística, etc.) Arte e educação Criatividade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33837 |
Data do documento: | 29-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_aprovada_Isabel Reis . 24_04_20.pdf | 286.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons