Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33839
Type: Dissertação
Title: Análise da morfologia urbana e caracterização dos vetores de expansão nas capitais regionais da região de influência de Belo Horizonte (2000-2010)
Other Titles: Analysis of urban morphology and characterization of expansion vectors in the regional capitals of the Belo Horizonte region of influence (2000-2010)
Authors: Júlio César Tavares de Paiva Silva
First Advisor: Diego Rodrigues Macedo
First Co-advisor: Douglas Sathler dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/1052035923470692
First Referee: Carlos Fernando Ferreira Lobo
Second Referee: Alisson Flávio Barbieri
Third Referee: Romay Conde Garcia
Abstract: Em Minas Gerais, as cidades médias se desenvolveram com mais intensidade a partir de planos do governo do Estado que já se atentava na década de 1970 para a necessidade de uma articulação urbana mais efetiva. Nesse contexto, um conjunto específico de cidades médias também consideradas capitais regionais e/ou polos regionais por conta da maior capacidade de absorção de fluxos demográficos e socioeconômicas, se consolidaram estabelecendo dinâmicas e relações próprias com outras cidades de suas regiões. No campo dos estudos urbanos, as pesquisas relacionadas à morfologia urbana funcional e periferização ganharam força nos últimos anos devido à necessidade de se compreender as dinâmicas intraurbanas e os processos de expansão horizontal das cidades. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar e compreender a morfologia urbana funcional e as características territoriais, socioeconômicas e demográficas dos vetores de expansão urbana periférica dos distritos sede das capitais regionais de Minas Gerais (Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga - Coronel Fabriciano - Timóteo, Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni, Uberaba e Varginha) entre 2000 e 2010. Os métodos utilizados nesta pesquisa estão diretamente relacionados com técnicas e ferramentas de sensoriamento remoto, geoprocessamento, estatística espacial (estimador Kernel) e modelagem espacial. Os procedimentos se referem à manipulação e análises de dados e de informações geográficas, socioeconômicas, territoriais, topográficas e hidrográficas, de infraestrutura urbana e de uso e cobertura do solo das sedes das capitais regionais mineiras. A partir de alguns dos resultados, observou-se que o grupo de cidades analisadas é bastante heterogêneo no que se refere às características socioeconômicas e espaciais, o que acabou imprimindo diferentes configurações funcionais e distintos ritmos no crescimento horizontal e periférico entre 2000 e 2010. Todavia, algumas similaridades também foram notadas. De modo geral, percebe-se que a morfologia funcional das capitais das regiões mais desenvolvidas do estado possui uma dinâmica comercial intraurbana mais intensa que a das capitais que estão em regiões menos desenvolvidas. Para a expansão urbana horizontal, nota-se a predominância de periferias contínuas às manchas urbanas principais de seus distritos sede, bem como uma maior organização desses espaços se comparada à expansão urbana de décadas anteriores.
Subject: Modelagem de dados – Aspectos ambientais
Planejamento urbano – Minas Gerais
Urbanização – Minas Gerais
Análise espacial (Estatística)
Sensoriamento remoto
Geoprocessamento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: IGC - DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33839
Issue Date: 17-May-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Versão_FINAL_12_19_DIGITAL.pdf18.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.