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dc.contributor.advisor1Ivan Beck Ckagnazaroffpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536172803067886pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Flávia Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Mônica Barros de Lima Starlingpt_BR
dc.contributor.referee3Liliane de Oliveira Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee4Clarice de Assis Libâniopt_BR
dc.creatorSimone Marília Lisboapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0898012020297800pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T12:19:57Z-
dc.date.available2020-07-28T12:19:57Z-
dc.date.issued2020-06-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33871-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo conhecer e compreender como os agentes periféricos elaboram suas práticas cotidianas no campo teatral diante de políticas públicas de cultura, implementadas verticalmente. Adotamos uma abordagem da praxiologia social de Bourdieu como orientação teórico-metodológica e a reflexividade como atitude em relação ao processo de pesquisa. Realizamos uma extensa coleta de dados, no período de março de 2016 a junho de 2019, entrevistando quarenta e oito (48) profissionais do campo de teatro, gestores públicos, artistas, diretores e produtores de teatro em duas regiões do Brasil e da Espanha. No Brasil, elegemos municípios periféricos do sudeste brasileiro: Araçuaí e Rubim, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e São José dos Campos, no Vale do Paraíba, SP. Na Espanha, nosso trabalho ocorreu nas cidades de Getafe e Salamanca. A pesquisa busca entender o campo teatral em seus limites, contornos, tensões, capitais valorizados e ressonâncias no sentido de (re)construir o campo sob a perspectiva do agente periféricos e a partir daí, entender as práticas adotadas por esses agentes de maneira a garantir a realização dos seus interesses, no campo. Resultados apontam para a utilização de táticas para participação e influência no campo que são: (a) formação na área cultural (capital cultural); (b) construção de uma rede de agentes no campo do teatro ou de outros campos da área cultural (capital social); (c) bom relacionamento entre os membros do grupo; (d) Aproximação de outros agentes do campo com mais poder (capital social e simbólico); (e) gestão empresarial do grupo cultural; (f) participação em conselhos representativos para a classe; g) ocupação dos espaços físicos e de poder; h) saltar escalas entre os entes federativos: união, estados e municípios e entre as localidades (capital x interior). Nossos resultados explicam as táticas utilizadas pelos agentes periféricos do campo nas localidades periféricas, como uma maneira de sobrevivência ao contexto. Este trabalho dialoga com a teoria das Políticas Públicas de Cultura e o seu valor está em lançar luz sobre a heterogeneidade do campo, sob a perspectiva do agente periférico situado em um lugar físico periférico (região) e esse posicionamento geográfico influenciando o posicionamento no campo de poder (campo social). Variadas aplicações podem proporcionar maior compreensão do campo e seus agentes periféricos visando à redução das desigualdades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgentes Periféricospt_BR
dc.subjectPeriferia Geográficapt_BR
dc.subjectPolítica Pública de Culturapt_BR
dc.subjectTáticaspt_BR
dc.subjectCampo Socialpt_BR
dc.subject.otherPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.otherPolítica culturalpt_BR
dc.subject.otherAdministração culturalpt_BR
dc.titleAs práticas de sobrevivência dos agentes periféricos no campo teatral: um estudo comparativo entre Brasil e Espanhapt_BR
dc.typeTesept_BR
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