Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carolina Ruosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2252347574303645pt_BR
dc.contributor.referee1Camilla Ayla Oliveira dos Anjospt_BR
dc.creatorMariane Basílio Torrespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6432288947816398pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-03T17:45:26Z-
dc.date.available2020-08-03T17:45:26Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33901-
dc.description.abstractThis monograph seeks to provide questious issues about my experience like a Art teacher during the classes at the Gilberto Alves da Silva Municipal School, located in the Jardim das Alterosas neighborhood – 2nd section, Betim, Minas Gerais, observing and analyzing the full artistic aspectrum and the mean of designer through design. I shall deal in particular to observe and analyse the proposal that was developing with the classes of the 6th year and 7th year. Elaborate methods and build methodologies for teaching/learning in artistic processes with the importance of autobiographical design "biographization" as a creative act. Has been used for this writing the bibliografical research was used, which consisted of the authors: Luciane Goldberg, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower and Edith Derdyk, among others, through their provocative theories. Loking a study about art education in the identity Project name Who am I? investigating the creativity and art’s relationship using autobiographical drawing how mean to source of research during the taught classes. Based on this study I concluded that my experiences as a researches in this project forming na enourmous amongst teacher and student. Using the concept of biographization in educational projects related to art, students can develop skills in communication, language, reflective thinking, expand contextualized knowledge within art with a sensitive look and interconnected with society.pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia pretende abordar questões da minha experiência como arte educadora durante as aulas na Escola Municipal Gilberto Alves da Silva, localizada no bairro Jardim das Alterosas – 2ª seção, Betim, Minas Gerais, observando e analisando todo o processo artístico e o ato criador por meio do desenho. Relato em específico a proposta de observar e analisar os trabalhos que estou desenvolvendo com as turmas do 6º ano e 7º ano. Elaborar métodos e construir metodologias para o ensino/aprendizagem nos processos artísticos com a importância do desenho autobiográfico, “biografização” como ato criador. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que se consistiu nas autoras: Luciane Goldberg, Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower e Edith Derdyk, dentre outros, através de suas provocadoras teorias. Tendo como finalidade um estudo sobre a arte educação no projeto sobre identidade: Quem sou EU? Investigando a relação da arte e a criatividade utilizando o desenho autobiográfico como fonte de pesquisa durante as aulas lecionadas. Com o referido estudo conclui que as minhas experiências como pesquisadora participante desse projeto formaram um grande aprendizado a partir de uma troca de experiências entre professor e aluno. Com uso do conceito de biografização em projetos educacionais relacionados à arte, os educandos podem desenvolver habilidades na comunicação, na linguagem, no pensamento reflexivo, ampliar o conhecimento contextualizado dentro da arte com um olhar sensível e interligados com a sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectArte educaçãopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDesenho autobiográficopt_BR
dc.subjectBiografizaçãopt_BR
dc.subjectAutorretratopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherAuto-retratospt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleAutobiografismo e o processo artístico: o ato criador por meio do desenhopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_AUTOBIOGRAFISMO E O PROCESSO ARTÍSTICO_marianetorres.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons