Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33911
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Colagens, fotos e releituras digitais para o ensino das artes visuais: priorizando os aplicativos de fotos
Autor(es): Maria das Dores de Lima
Primeiro Orientador: Juliana Silveira Mafra
Primeiro membro da banca : Samara Vilaça Xavier
Resumo: Estruturei um estudo de colagens e fotos digitais sobre processos de releituras com imagens relacionadas a História da Arte que possibilitam o uso de aplicativos de smartphones como apoio metodológico para o ensino das Artes Visuais, que foi desenvolvido entre os anos de 2015 a 2019, em espaços escolares. Para isso, foram relatados procedimentos como parte da metodologia de ensino, que destacam as minhas próprias produções artísticas, que se baseiam em processos mais dinâmicos e criativos com fotos particulares. Questiona e propõe reflexões sobre os processos de criação e reprodução da arte segundo o filósofo Walter Benjamin (1892_1940) do século XX. Relacionamos os processos fotográficos contemporâneos utilizados e correlacionamos com a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, que está apoiada em três abordagens: a Apreciação, a Contextualização e o Fazer Artístico. Apontamos os artistas Andy Warhol e Marcel Duchamp do movimento artístico da Pop Art, com suas apropriações e ready-mades, que influenciaram as mudanças na arte na década de 1960. Na contemporaneidade o artista e fotografo Vik Muniz, que tem obras com materiais incomuns, foi apontado como um exemplo na utilização da fotografia como processo e forma de sua arte permanecer concluída e apresentada ao público. A intenção é demonstrar possibilidades de trabalhar a imagem digital nas aulas de Arte, onde utilizamos não somente obras da história, mas também espaços interativos, como, por exemplo, os museus do entorno da cidade e de filmes que relataram particularidades e referências quanto ao uso da fotografia. O filme da obra do artista plástico Johannes Veermer (1632_1675), Moça com Brinco de Pérola, que mostra em algumas cenas o surgimento do registro fotográfico e a projeção de imagem em outra superfície. Citamos também a obra cinematográfica Loving Vincent com suas obras, e o mistério que foi a morte do pintor Vincent Van Gogh, um filme extraordinário que mostra a reprodutibilidade técnica da arte na contemporaneidade. Segundo o pesquisador, educador Hernández (2007), a cultura visual produz novos olhares sobre o mundo.
Abstract: I structured a study of collages and digital photos about rereading processes with images related to the History of Art that enable the use of smartphone applications as methodological support for the teaching of Visual Arts, which was developed between the years 2015 to 2019, in spaces schoolchildren. For that, procedures were reported as part of the teaching methodology, which highlight my own artistic productions, which are based on more dynamic and creative processes with private photos. Questions and proposes reflections on the processes of creation and reproduction of art according to the 20th century philosopher Walter Benjamin (1892_1940). We relate the contemporary photographic processes used and correlate with Ana Mae Barbosa's Triangular Proposal, which is supported by three approaches: Appreciation, Contextualization and Artistic Making. We point to artists Andy Warhol and Marcel Duchamp of the Pop Art artistic movement, with their appropriations and ready-mades, which influenced the changes in art in the 1960s. In the contemporary world, the artist and photographer Vik Muniz, who has works with unusual materials, was pointed out as an example in the use of photography as a process and as a way for his art to remain completed and presented to the public. The intention is to demonstrate possibilities of working with digital image in Art classes, where we use not only works of history, but also interactive spaces, such as, for example, museums around the city and films that reported particularities and references regarding the use of photography. The film of the work of the plastic artist Johannes Veermer (1632_1675), Girl with a Pearl Earring, which shows in some scenes the appearance of the photographic record and the projection of an image on another surface. We also mention the cinematographic work Loving Vincent with his works, and the mystery that was the death of the painter Vincent Van Gogh, an extraordinary film that shows the technical reproducibility of art in contemporary times. According to the researcher, educator Hernández (2007), visual culture produces new perspectives on the world.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Fotografia
Colagem
Arte e tecnologia
Arte e fotografia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33911
Data do documento: 1-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COLAGENS, FOTOS E RELEITURAS DIGITAIS PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS.pdfCOLAGENS, FOTOS E RELEITURAS DIGITAIS PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS.pdf7.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons