Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33986
Type: Dissertação
Title: Análise da prática profissional de enfermeiras obstétricas: transformá-la para conhecer a realidade
Authors: Regiane Prado Ribeiro
First Advisor: Carla Aparecida Spagnol
First Referee: Cinira Magali Fortuna
Second Referee: Eunice Francisca Martins
Abstract: No campo da obstetrícia, identificam-se avanços na regulação, formação e qualificação de profissionais, na humanização da assistência ao parto e nascimento, entre outros aspectos relacionados à prática profissional. Entretanto, persistem imensos desafios para se proporcionar condições seguras ao nascimento no país. No sistema de saúde brasileiro ainda prevalece o chamado modelo biomédico como controle da atenção obstétrica e neonatal. No cenário do hospital de ensino, as disputas e legitimidades profissionais são ainda mais acirradas, uma vez que nele se encontram docentes e discentes de residência e graduação em medicina e enfermagem dedicados à assistência ao parto e nascimento para consolidar sua formação profissional. O objetivo geral deste estudo foi analisar as práticas profissionais das enfermeiras obstétricas de uma maternidade em um hospital universitário público situado em Belo Horizonte-MG. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa na qual se utilizou o referencial teórico metodológico da Análise Institucional na sua vertente socioclínica. Para a produção dos dados foram realizados 4 encontros socioclínicos que contaram com a participação de 15 enfermeiras. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 6 gestores, sendo que alguns ainda atuam e outros já atuaram na maternidade. Outra ferramenta de coleta e produção de dados foi o diário institucional do pesquisador. A pesquisa compreendeu o período de novembro de 2018 a fevereiro de 2020. Os resultados englobam as dificuldades das enfermeiras obstétricas em relação ao processo de inserção na maternidade, os conflitos de atuação com a gestão e a equipe médica, além dos desafios cotidianos na prática profissional, como a inadequação do dimensionamento de pessoal de enfermagem e os processos de trabalho. Dentre as dificuldades relatadas se destaca o fato de que as enfermeiras obstétricas não conseguem atuar de forma mais efetiva junto à parturiente em um cuidado contínuo e humanizado, por imposição das rotinas institucionais e das atividades administrativas, que absorvem a maior parte do seu tempo. Os encontros socioclínicos possibilitaram a análise das implicações libidinais, ideológicas, profissionais e organizacionais das enfermeiras, trazendo à tona sua luta por autonomia e reconhecimento profissional, além das diversas instituições que atravessam a sua prática profissional, como a medicina, o ensino, a gestão e a própria enfermagem. Diante do reconhecimento de tais instituições, pôde-se buscar estratégias de fortalecimento e ações voltadas às mudanças necessárias para consolidar a prática profissional das enfermeiras obstétricas. Nesse sentido, como um dos produtos desta pesquisa-intervenção, adotou-se o planejamento estratégico como uma ferramenta capaz de contribuir na organização e sistematização das ações propostas pelo grupo, na corresponsabilização da equipe, na continuidade do trabalho e, sobremaneira, no avanço da produção do conhecimento da enfermagem obstétrica no cenário do hospital de ensino.
Abstract: In the field of obstetrics, advances are identified in professional regulation, education, and qualification, in childbirth and birth care humanization, among other aspects related to professional practice. However, immense challenges remain to provide safe conditions for birth in the country. In the Brazilian health system, the so-called biomedical model still prevails as control of obstetric and neonatal care. In the teaching hospital scenario, professional disputes and legitimacies are even fiercer, because, in this setting, residency and undergraduate medicine and nursing professors and students devoted to childbirth and birth care gather to consolidate their professional qualification. The general objective of this study was analyzing obstetric nurses’ professional practices at a maternity hospital in a public university hospital located in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. This is an intervention research with a qualitative approach in which the methodological theoretical framework of Institutional Analysis was used according to its socioclinical orientation. For data production, 4 socioclinical meetings were held, which had the participation of 15 nurses. Also, semi-structured interviews were conducted with 6 managers, some of whom still work and others have worked in the maternity hospital. Another tool for data collection and generation was the researcher’s institutional diary. The survey covered the period from November 2018 to February 2020. The results encompass the difficulties faced by obstetric nurses during their entry into the maternity hospital, the conflicts of action with management and the medical team, in addition to the daily challenges in professional practice, such as the inadequate nursing staff sizing and the work processes. Among the reported difficulties, the fact that obstetric nurses are unable to work more effectively along with parturient women in a continuous and humanized care stands out, due to the imposition of institutional routines and administrative activities, which absorb most of their time. The socioclinical meetings made it possible to analyze the nurses’ libidinal, ideological, professional, and organizational implications, bringing to the fore their struggle for professional autonomy and recognition, as well as the various institutions that permeate their professional practice, such as medicine, teaching, management, and nursing itself. By acknowledging such institutions, we could look for strengthening strategies and transformative actions needed to consolidate the obstetric nurses’ professional practice. Thus, as one of the products of this intervention research, strategic planning was adopted as a tool capable of contributing to the organization and systematization of actions proposed by the group, to team shared accountability, to work continuity, and above all to the advancement of knowledge production in obstetric nursing within the teaching hospital scenario.
Subject: Enfermagem Obstétrica
Poder Familiar
Relações Médico-Enfermeiro
Relações Interpessoais
Relações Interprofissionais
Prática Profissional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33986
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação MPGSS Regiane.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.