Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33992
Tipo: Dissertação
Título: A pausa no trabalho dos operadores de caixa (checkout) de um hipermercado: em busca da qualidade de vida e do bem-estar ocupacional
Autor(es): Silvana Aparecida Costa
Primeiro Orientador: Prof.a Dr.a Carla Aparecida Spagnol
Resumo: Introdução: O trabalho dos operadores de caixa (checkout) é considerado de risco, visto que propicia o desenvolvimento de patologias ocupacionais, devido, principalmente, à sobrecarga e mecanização das atividades. Evidenciou-se esse fato na literatura científica, sendo também corroborado pelas observações da autora dessa pesquisa, que atuava como engenheira de Segurança do Trabalho em uma rede de hipermercados. Assim, cada vez mais busca-se estratégias para reduzir os riscos laborais e criar espaços de trabalho produtivos e prazerosos. Dentre essas estratégias destaca-se a pausa no trabalho, prevista inclusive pela legislação trabalhista. Objetivo: Nessa perspectiva, delineou-se para esse estudo os seguintes objetivos: analisar a dinâmica do processo laboral dos operadores de caixa de um hipermercado de Minas Gerais, identificando fatores que interferem na qualidade de vida no trabalho (QVT); compreender o entendimento que esses trabalhadores têm acerca da pausa no trabalho; identificar junto aos trabalhadores estratégias que proporcionem a pausa no trabalho e o bem-estar ocupacional ,e desenvolver essas estratégias, buscando a adesão dos trabalhadores. Metodologia: Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais e autorizada pelo gerente do hipermercado em estudo. Foi realizada dentro da abordagem qualitativa de pesquisa. Os participantes foram os operadores de caixa e lideranças que atuam nos setores Gestão de Gente e Frente de Caixa. Para a coleta de dados realizou-se cinco grupos focais e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Resultados: Os resultados demonstraram condições de trabalho inadequadas; falta de colaboração para se cumprir a escala da pausa; ambiente insalubre destinado as pausas; entre outros. Conclusão: Na visão dos participantes, esses fatores e outros considerados externos ao ambiente laboral, interferem na produtividade, no bem-estar ocupacional e na QVT. Os participantes discutiram e analisaram a política da empresa em relação aos clientes e as relações de poder, além de responsabilidades, direitos e deveres dos trabalhadores e lideranças, o que pode contribuir para maior humanização do trabalho. Produto da Dissertação: Identificou-se, junto aos trabalhadores, estratégias que pudessem proporcionar a pausa no trabalho e o bem-estar ocupacional, constituindo-se como produto dessa dissertação de mestrado profissional, tais como: preparo e harmonização do ambiente da pausa, cantinho da leitura, distribuição de copo sustentável para hidratação; cartilha e caixa de sugestões. Além disso, mobiliários, como as cadeiras dos operadores de caixa, foram substituídos, adequando-os ao trabalho. Enfim, espera-se que os resultados dessa pesquisa, sejam compartilhados junto as demais unidades da rede de hipermercados, além de subsidiar a pesquisa e reflexão de outros profissionais e outras empresas para promoção da QVT e o bem-estar ocupacional.
Assunto: Trabalho
Pessoal de Operação
Riscos Ocupacionais
Estresse Ocupacional
Descanso
Qualidade de Vida
Grupos Focais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33992
Data do documento: 20-Mar-2020
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