Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34011
Type: Dissertação
Title: Utilização de ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas e sociais de linguagem com foco em comunicação oral em língua inglesa
Other Titles: Use of technological tools in pedagogical and social practices of language with focus on oral communication in English
Authors: Karine Cristiane Nogueira Nunes
First Advisor: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
First Referee: Bárbara Malveira Orfanó
Second Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo identificar, testar e avaliar ferramentas tecnológicas e verificar suas contribuições para o desenvolvimento da comunicação oral em inglês por meio de atividades on-line, realizadas dentro e fora do contexto escolar, que propiciassem interlocuções significativas com oportunidades de negociação de significados. Foi delineado como pesquisa de abordagem qualitativa, com o método estudo de caso e contou com 72 participantes, alunos do ensino médio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), em Barbacena-MG, que participaram de interações em aplicativos e jogos on-line. As atividades nos apps de conversação por voz e vídeo objetivaram conhecer falantes estrangeiros de língua inglesa (LI) do mundo inteiro; no mensageiro WhatsApp, o intuito foi dialogar em um grupo de forma espontânea e natural, conforme as próprias necessidades dos aprendizes; já as atividades nos jogos on-line visaram interagir em seus chats de voz para discussão oral de estratégias com o intuito de vencer as partidas e demais diálogos recorrentes nesses ambientes recreativos. Os dados foram gerados entre fevereiro e dezembro de 2019 mediante registros em notas de campo, questionários, entrevistas, conversas informais, fotografias e observação participante. A análise dos dados foi fundamentada nas teorias defensoras da interação (Construtivista, Sociocultural, Enunciativa e Hipótese da Interação) e na Teoria da Complexidade, com suporte da Abordagem Comunicativa e do Conectivismo. Os resultados mostraram que os softwares de interlocução por voz e vídeo, o WhatsApp e os jogos on-line promovem o desenvolvimento da comunicação oral em inglês, representando ambientes propiciadores de interação natural síncrona e assíncrona entre falantes reais da LI. Ademais, os resultados evidenciaram que os recursos tecnológicos estimularam novas visões de mundo, mudanças de crenças e atitudes, desconstrução do próprio “eu”, quebra de estereótipos, combate a preconceitos e respeito e tolerância às diversidades. Também foi demonstrado que as plataformas digitais/móveis se configuram redes de interações dinâmicas de saberes distribuídos que proporcionaram agência da aprendizagem, em que cada discente contribuiu para o todo ao compartilhar experiências entre colegas e estrangeiros, podendo gerenciar, ensinar, criticar, auxiliar, co-construindo conhecimento por meio de ações colaborativas. Além disso, os resultados revelaram que a metodologia mediada pelas tecnologias foi vista pelos educandos como lazer, e não como estudo, o que lhes motivou a participar das atividades, facilitando a aquisição linguística. Por esse motivo, nesses ambientes informais, a aprendizagem ocorreu de maneira natural, sem que o estudante percebesse que estivesse aprendendo. Conclui-se, a partir dos resultados, que quanto mais diversidades houver, mais conexões são estabelecidas, mais distribuídas sãos as redes, mais complexo é o sistema e mais facilidade há para mudanças. Espera-se, com esta pesquisa, que mais professores façam uso de aplicativos e jogos on-line a fim de ensejarem uma aprendizagem bem-sucedida, significativa, contextualizada e divertida aos alunos nativos digitais nascidos no século XXI.
Abstract: The present work aimed to identify, test and evaluate technological tools and verify their contributions to the development of oral communication in English through online activities, carried out within and outside the school context, which afford meaningful interlocutions with opportunities for negotiation of meanings. It was designed as a qualitative research, using the case study method, with 72 participants, high school students of the Preparatory School of Air Cadets, in Barbacena-MG, who took part in interactions in applications and online games. The activities in the voice and video chat apps intended to meet foreign English speakers from all over the world; in WhatsApp messenger, the goal was to talk in a group in a spontaneous and natural way, according to learners’ own needs; the activities in the online games had the purpose to interact in their voice chats for oral discussion of strategies in order to win the matches and other recurrent dialogues in these recreational environments. The data were generated between February and December, 2019, through records in field notes, questionnaires, interviews, informal conversations, photographs and participant observation. Data analysis was based on theories that defend interaction (Constructivism, Socioculturalism, Enunciation and Interaction Hypothesis) and on Complexity Theory, supported by the Communicative Approach and the Connectivism. The results have shown that voice and video chat softwares, the WhatsApp messenger and online games promote the development of oral communication in English, representing environments that afford natural synchronous and asynchronous interaction among real English speakers. Furthermore, the findings have pointed out that technological resources stimulated new worldviews, changes in beliefs and attitudes, deconstruction of the “I”, breakdown of stereotypes, fight against prejudices and respect and tolerance for diversity. It has also been demonstrated that the digital/mobile platforms are dynamic interaction networks of distributed knowledge that provided learning agency, in which each student contributed to the whole by sharing experiences among classmates and foreigners, being able to manage, teach, criticize, assist, co-building knowledge through collaborative actions. In addition, the results have revealed that the methodology mediated by technology was seen by students as leisure, and not as study, which motivated them to participate in the activities, facilitating linguistic acquisition. For this reason, in these informal environments, learning occurred naturally, so that the students did not actually realize that they were learning. It is concluded, from the results, that the more diversities there are, the more connections are established, the more distributed the networks are, the more complex the system is and the easier it is for changes. It is expected, with this research, that more teachers make use of applications and online games in order to enable a successful, meaningful, contextualized and fun learning for digital native students born in the 21st century.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Língua inglesa – Métodos de ensino
Tecnologia educacional
Aplicativos móveis
Jogos educativos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34011
Issue Date: 30-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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