Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34081
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias, políticas e ações da SUFRAMA que impactam as decisões das empresas de se instalarem no Polo Industrial de Manaus
Autor(es): Dalcira Costa Novo Guerreiro
Primeiro Orientador: Ricardo Silveira Martins
Primeiro membro da banca : Francisco Vidal Barbosa
Segundo membro da banca: Roberto Gonzalez Duarte
Terceiro membro da banca: Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
Resumo: Atualmente, a decisão de escolher uma estratégia de produção ou de integração a uma rede de produção leva em consideração um amplo conjunto de fatores em um determinado contexto que melhor atenda ao objetivo de uma empresa. Tendo em vista que tais fatores são relevantes na escolha de uma determinada localidade para o estabelecimento das indústrias, nesta pesquisa buscou-se investigar as estratégias, as políticas e as ações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que impactaram o desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, realizou-se, então, uma pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de um estudo de caso, no qual o unidade de análise foram as políticas e ações da Suframa para o Polo Industrial de Manaus. A coleta de dados envolveu pesquisa documental e os dados coletados foram analisados mediante uma classificação temporal e, posteriormente, confrontados com os indicadores socioeconômicos. Os resultados obtidos demonstraram que, em diferentes fases (fundação, surgimento, crescimento e consolidação), os vínculos locais e não locais se alternaram conforme o período predominante (comercial e industrial, industrial e P&D e internacionalização). Dessa forma, constatou-se que os incentivos fiscais foram a base para o desenvolvimento do Polo e, posteriormente, a adoção dos processos produtivos básicos buscou fortalecer a imersão territorial das empresas localizadas no Polo Industrial de Manaus.
Assunto: Incentivos fiscais
Brasil
Indústrias
Localização
Administração de empresas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34081
Data do documento: 31-Mar-2020
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