Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ivana Montandon Soares Aleixopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6764820971629320pt_BR
dc.contributor.referee1Admir Soares de Almeida Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Thiago Ferreira de Borgespt_BR
dc.creatorPaulo Henrique da Silva Luzpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4881211136289718pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T18:38:41Z-
dc.date.available2020-09-02T18:38:41Z-
dc.date.issued2020-06-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34092-
dc.description.abstractThis work adopts teaching-research as a methodology, in which the teacher acted also as researcher. We investigate the pedagogical practice of using the games of fighting (A.K.A. opposition fighting) in physical education classes, aiming at teaching the conceptual and corporal knowledge of jiu-jitsu. To achieve this goal, we describe the process of building and developing a teaching sequence of this fight modality based on theoretical references and pedagogical approaches related to the teaching of fighting sports. The motivation for the work was due to the lack of studies reported on the literature to the teaching of fights in the schools and the perception of the efficiency of the games of fights in the teaching of a specific fight modality. The pedagogical intervention was carried out in 08 classes, of which 06 classes were from the final years of elementary school. In total, 193 children participated in the research, 104 boys and 89 girls, all students from the Escola Municipal Cônego Sequeira, aged 10 and 12 years old. The research instruments were: diagnostic questionnaire, perception of practice questionnaire, and the field notes related to the teacher's own perceptions during the development of the teaching sequence. The data analysis has shown (i) the effectiveness of the games of fighting in teaching this topic (fighting sports) at school; (ii) and motivating and mobilizing students in the development of bodily and conceptual knowledge of jiu-jitsu by means of the experience of "playing the fight". Regarding the process of building the teaching sequence, we find that the literature focuses on teaching “beyond” the fighting modalities, thus directing the learning in a global manner. Therefore, to reach the objective of “playing” specific fights, respecting its internal logic, it may be necessary to create new games or adapt those that exist with teaching models and pedagogical proposals more directed to the content/specificity of the fighting modalities. That is, to cluster, classify and use teaching models according to similar motor behaviors.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, caracterizado como pesquisa-ensino, o pesquisador/professor investigou sua própria prática pedagógica, buscando analisar o uso dos jogos de luta/oposição visando o ensino dos saberes conceituais e corporais do jiu jitsu nas aulas de Educação Física escolar. Para atingir este objetivo descrevemos o processo de construção e aplicação de uma unidade didática sobre o ensino desta modalidade de luta a partir de referenciais teóricos e propostas didáticas relacionadas ao ensino das lutas através de jogos de luta/oposição. A motivação do trabalho se deu pela carência de estudos relacionados ao ensino de lutas na realidade escolar e a percepção dos principais autores da área sobre a eficiência do jogo no ensino das lutas e esportes de combate. A intervenção pedagógica foi realizada em 08 aulas, com 06 turmas dos anos finais do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 193 crianças, sendo 104 meninos e 89 meninas, todos alunos da Escola Municipal Cônego Sequeira, com idade entre 10 e 12 anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário diagnóstico, questionário de percepção da prática e descrição das aulas em um diário de bordo que também serviu para registrar as percepções do professor durante a escrita da unidade didática. A análise dos dados e resultados da pesquisa comprovam a eficácia dos jogos de luta/oposição para tornar possível o ensino deste tema na escola, motivando e mobilizando os alunos no desenvolvimento de saberes corporais e conceituais do jiu jitsu através da experiência de “jogar a luta”. Em relação ao processo de construção da unidade didática percebemos que a literatura acadêmica foca o olhar para o ensino “além” das modalidades de luta, direcionando então o aprendizado para um grupo de lutas de forma global. Sendo assim, para que o planejamento atinja o objetivo de “jogar” lutas específicas, respeitando sua lógica interna, pode ser necessário criar novos jogos ou adaptar os que existem nos modelos de ensino e propostas didáticas direcionados aos blocos de conteúdos das lutas classificadas e agrupadas pelas condutas motoras semelhantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLuta - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectJiu-jitsupt_BR
dc.titleO ensino do jiu jitsu a partir de jogos de luta/oposição: confrontando o planejamento e realidade escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4965-9546pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DO JIU JITSU A PARTIR DE JOGOS DE LUTA-OPOSIÇÃO.pdf3.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.